Grupo Potencial vai investir mais R$ 15 milhões em Betim

01/12/2025

Pouco mais de dois anos após a inauguração do Betim Terminal de Armazenagem (Btar), na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Grupo Potencial anuncia investimentos de R$ 15 milhões para ampliar a capacidade de distribuição e armazenagem de combustível. A intenção é aumentar a capacidade atual de 22 milhões de litros para 27 milhões em 2026.

Os planos de expansão não param por aí. De acordo com o diretor de operações, Éder Frank, o grupo também estuda outros investimentos, incluindo a possibilidade de, no futuro, construir uma unidade em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Porém, ele condiciona a medida ao aumento de produção, principalmente nas bases secundárias.

Em relação à ampliação em Betim, Frank conta que já estava prevista durante a própria construção da Btar. Contudo, devido a uma demanda acima do previsto, o plano precisou ser antecipado em cerca de um ano.

“A base já nasceu com a intenção de fazer uma ampliação. A gente foi bastante procurado por outras distribuidoras para fazer armazenagem, a movimentação chegou a nos surpreender, por isso, já tínhamos em mente essa expansão, que vai permitir também o armazenamento de derivados do petróleo e de biocombustíveis, como álcool e biodiesel”, afirma.

Conforme o diretor, a previsão inicial era que a base de distribuição abrigasse entre 35 e 40 milhões de litros de combustíveis, mas já chegou a armazenar 57 milhões de litros, devido à demanda. Ele pontua que a ampliação não tem como objetivo principal aumentar a quantidade de clientes, mas sim oferecer melhores condições à atual clientela.

A parte burocrática, como licenciamento, contratos com fornecedores e afins, também fez com que a empresa buscasse adiantar as reformas, que era tornar a base em um terminal.

Localizada às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), principal via que liga São Paulo a Belo Horizonte, o Grupo Potencial vê a ampliação como uma forma de também atender aos mercados do Sudeste e Nordeste.

Para isso, estão previstas obras na infraestrutura de carregamento e descarga, além de área administrativa, e têm previsão de durar entre dois e três anos. A empresa acredita que, com o investimento, serão criados empregos diretos e indiretos.

Petrobras quer ampliar produção

A distribuidora de combustíveis Btar fica próxima à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, que produziu, em 2024, mais de 4 metros cúbicos (m³) de diesel e 2,2 milhões de m³ de gasolina. Na última segunda-feira (24), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa quer ampliar a produção. O que é visto com bons olhos pelo diretor do Grupo Potencial.

“A gente espera ansioso (uma possível ampliação da Regap), pois isso reflete diretamente no nosso crescimento de volume. Para conseguirmos movimentar, precisamos de produto, seja rodoviário ou através do duto. Se a refinaria aumentar, nossos clientes vão ter mais quantidade de oferta de produto e vão armazenar maior quantidade”, explica Frank.

Notícias Relacionadas

|
1 dezembro
Dono do grupo, Magro foi um dos objetos de mandados de busca e apreensão
|
1 dezembro
O preço do litro do etanol hidratado subiu 0,35% e o do anidro 1,76% na semana nas usinas do Estado de São Paulo.
|
1 dezembro
Para Moreira, as fraudes têm conivência do Estado. "
|
1 dezembro
Benefício fiscal chega a 100% em alguns estados, mas São Paulo só aceita híbridos flex e Minas Gerais exige produção local; entenda as regras.