Notícias
Brasil só vai parar de exportar petróleo quando não houver demanda, diz ministro
19/11/2024
Imagem ilustrativa criada por IA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta segunda-feira que o Brasil só vai parar de exportar petróleo quando não houver demanda. A declaração aconteceu em uma entrevista coletiva paralela à Cúpula de Líderes do G20 – o grupo que reúne as maiores economias do mundo.
Segundo Silveira, as pessoas precisam deixar a ideologia de lado sobre a questão da exploração de petróleo. Ele defendeu maior “pragmatismo” em relação ao tema.
“Petróleo ainda é uma fonte energética global. Quem parar de produzir terá que ou andar de carroça ou importar, pagando mais caro. Não é o que vamos fazer no Brasil”, deixou claro o ministro a jornalistas, ao ser questionado por um veículo estrangeiro sobre quando o Brasil pararia de exportar petróleo para o mundo
Ele negou que haja uma contradição entre o seu discurso e o adotado pelo Brasil durante o G20, de defesa do desenvolvimento sustentável. O ministro lembrou que o país possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e que a transição energética depende da atuação conjunta de todas as nações.