Voltar

Notícias

BYD vende supercarro elétrico para empresário no Brasil; confira estimativa do preço

14/10/2025

Fonte: autoo

BYD anunciou que a primeira unidade do Yangwang U9 Xtreme, o carro de produção mais rápido do mundo, foi vendida para o empresário e piloto Leo Sanchez, acionista da farmacêutica EMS. O modelo, que chega a 496,22 km/h, estabelece um novo marco na história dos esportivos elétricos.

O recorde foi registrado no centro de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, colocando o U9 Xtreme como o veículo de produção mais veloz do planeta. Com produção global limitada a apenas 30 unidades, o modelo terá somente um exemplar destinado ao Brasil, adquirido por Sanchez.

Segundo a BYD, o U9 Xtreme leva a performance do já impressionante Yangwang U9 a outro nível. Ele adota uma plataforma atualizada com sistema elétrico de 1200V, bateria Blade de fosfato de ferro e lítio com taxa de descarga de 30C, além de quatro motores elétricos de ultra-alta rotação (até 30.000 rpm) que, juntos, entregam mais de 3.000 cv.

Para lidar com tamanha potência, o supercarro conta com pneus semisslick de competição e a suspensão DiSus-X revisada, calibrada especialmente para suportar as forças em altas velocidades.

A entrega simbólica do modelo aconteceu durante um jantar na casa do apresentador Luciano Huck, reunindo personalidades do setor automotivo e amigos próximos do empresário. Conhecido por sua paixão pela velocidade, Leo Sanchez é piloto regular da Porsche Cup Brasil, com títulos em competições de longa duração e participações em provas internacionais.

BYD U9 Xtreme chegou a ser mostrado no Festival Interlagos, em São Paulo, apenas para exibição
Imagem: Carlos Guimarães

“Fiquei encantado com o conceito do U9 Xtreme. O recorde de quase 500 km/h é impressionante, mas o conjunto técnico e o design são únicos. É um orgulho trazer essa máquina para o Brasil e testemunhar o avanço da BYD na engenharia automotiva”, declarou Sanchez.

Mas o que faz o U9 Xtreme atingir essas marcas?

BYD U9 Xtreme com volante multifuncional e cluster digital entre os detalhes
Imagem: Divulgação

O U9 Xtreme possui uma arquitetura elétrica de 1.200 volts, um salto técnico que permite recargas ultrarrápidas e uma eficiência energética digna de protótipos de competição. São quatro motores, um em cada roda, que giram até 30.000 rpm e entregam 3.019 cv de potência combinada. É mais que o dobro do que oferece o U9 “comum”.

Essa cavalaria é coordenada por um sistema de vetorização de torque que distribui a força de forma instantânea, garantindo tração total mesmo nas acelerações mais agressivas.

O conjunto é complementado por uma suspensão DiSus-X de altíssima complexidade, capaz de ajustar a rigidez em tempo real e até fazer o carro “pular” em apresentações, um recurso que virou marca registrada da BYD.

E claro, para manter tudo sob controle a quase 500 km/h, o superesportivo usa pneus semi-slick de competição em rodas de 20 polegadas, além de splitter dianteiro e difusor traseiro em fibra de carbono que garantem o efeito solo necessário para colar o carro no asfalto.

Mesmo com toda essa engenharia embarcada, o peso do U9 Xtreme fica em torno de 2.500 kg, surpreendentemente equilibrado para um elétrico dessa categoria.

Preço

Empresário Leo Sanchez, o terceiro da esquerda para direita, de preto, com altos executivos da BYD mundial
Imagem: Divulgação

Na China, o Yangwang U9 Xtreme já está à venda na China pelo equivalente a R$ 1,3 milhão. Só que a história muda quando falamos do preço aqui no Brasil, segundo o jornal Folha de S.Paulo, a unidade entregue ao empresário Leo Sanchez, primeiro e único dono do modelo no país, custou cerca de US$ 2,5 milhões, ou R$ 13,4 milhões na conversão atual.

 

 

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade