Voltar

Notícias

Ciclo de Congressos em Ipatinga é sucesso

27/06/2022

Fonte: Minaspetro

O segundo evento do Ciclo de Congressos Regionais Minaspetro, em Ipatinga, foi um verdadeiro sucesso. Ao todo, mais de 300 revendedores estiveram no Centro Cultural Usiminas, onde estiveram presentes grandes nomes do mercado de combustível e inovação, como Marcelo Borja, Arthur Igreja e Dado Schneider.

O presidente do Minaspetro, Rafa Macedo, conduziu o evento e mediou o debate com revendedores e palestrantes. “Estamos há seis dias na região, rodando os postos, conversando com os revendedores e ouvindo as demandas da região, para fazer o Minaspetro trabalhar para atacar essas dores específicas do empresário”, comentou Rafael.

Além de Ipatinga, o presidente do Minaspetro visitou as cidades de Joao Monlevade, Itabira, Ferros, Teófilo Otoni, São João do Oriente, Inhabim, Governador Valadares, Barão de Cocais, Guanhães e Caratinga.

PIS/Cofins e Lei Complementar 194

Certamente, a restituição do PIS Cofins foi um dos temas de maior interesse dos revendedores. Durante as reuniões e no evento, muitos empresários informaram que estão sendo abordados por escritórios de advocacia, prometendo restituições milionárias.

Durante a palestra, o advogado do Departamento Jurídico Tributário do Minaspetro, Bruno Tourino, recomendou cautela aos empresários. De fato, a Receita Federal tem realizado o depósito para os revendedores que entram na justiça dentro de 90 dias, no entanto, ela pode rever a ação dentro de cinco anos e cobrar a restituição do revendedor com multa, juros e correção. “Estamos estudando a fundo a questão e dentro de aproximadamente 60 dias, iremos publicar uma orientação mais assertiva aos revendedores, inclusive, fazendo uma consulta formal à Receita”, prometeu Rafael.

Na última sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 194, que classifica os combustíveis como essenciais, limitando o ICMS do produto em 18% para Minas Gerais. A sanção foi justamente no dia do Congresso em Ipatinga e causou muitas dúvidas.

O Minaspetro aproveitou a oportunidade para orientar os revendedores a estarem atentos quando aos estoques e a estratégia comercial de cada distribuidora. O que tem se observado é que as companhias estão repassando gradativamente a queda do tributo.

Oficina de Gerentes

Paralelamente ao evento dos revendedores, o Minaspetro organizou a “Oficina de Gerentes”. O empresário pôde levar seu colaborador para ser treinado quanto às técnicas de vendas, atendimento e treinamento de frentistas. A ação, que teve como palestrantes Jonathan Rocha, Diogo Locatelli e José Antônio Rocha, teve lotação máxima e alto índice de aprovação dos participantes.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.