Voltar

Notícias

Para economizar, moradores de Poços de Caldas abastecem em Divinolândia (SP)

14/11/2014

Foto - reprodução - EPTVCom o aumento no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobrás no dia 6 de novembro, moradores de Poços de Caldas (MG) passaram a abastecer em postos de Divinolândia (SP), a aproximadamente 15 quilômetros de distância. O motivo é que o preço do combustível varia, também, de acordo com cada estado. Em alguns postos de São Paulo o preço do litro é até R$ 0,50 mais barato que os de Minas. Segundo os sindicatos que representam os postos, o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é o principal motivo da diferença de preço nos dois estados.

No Estado de São Paulo, o imposto para a gasolina é de 25%, enquanto o etanol e o diesel são taxados em 12%. Já em Minas Gerais, a carga tributária sobe para 27% no caso da gasolina, 19% para o etanol e 15% para o diesel.

Para quem mora próximo à divisa dos estados, é possível observar, dependendo do posto, uma diferença de R$ 0,50 por litro. “Todos os dias a gente tem clientes de Poços de Caldas que vem aqui só para abastecer”, contou a frentista Raquel Correa.
O bancário Richard Pasculli sai de Poços de Caldas para abastecer em Divinolândia uma vez por semana. “Compensa. Primeiro porque o custo do combustível em São Paulo é menor. Segundo porque a distância é muito pequena”, afirmou.

Demis Castilho é agricultor e possui uma chácara em Divinolândia, que visita regularmente. Na passagem pela cidade, ele aproveita para encher o tanque. “Principalmente na gasolina que a diferença é maior. No final do mês dá uma diferença boa”, explicou.

Imposto Único

Em Minas Gerais, o sindicato da categoria informou que mandou um projeto de lei para a assembleia legislativa para diminuir o ICMS sobre o etanol. Eles defendem uma taxa de imposto única.

Fonte: G1

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.