Voltar

Notícias

Escola 360: compartilhando lições com mais de 1.000 alunos formados

15/03/2023

Fonte: Revista Minaspetro 

Em 2021, o Minaspetro passou a oferecer a atendentes, frentistas e gerentes de pista acesso a vários cursos por meio da Escola 360. Desde que a primeira turma foi formada, mais de mil colaboradores foram treinados para executar melhor suas tarefas, das mais simples às mais complexas.

Nesse período, os alunos tiveram acesso a conteúdos dos mais diversos, que envolvem desde atividades básicas da pista de abastecimento a questões relacionadas à administração dos postos, que exigem conhecimentos específicos sobre legislação tributária, atendimento ao cliente e técnicas avançada de vendas, entre outros temas peculiares à Revenda de combustíveis.

A ideia do projeto surgiu para possibilitar o acesso de revendedores, gerentes, frentistas e demais funcionários ao conhecimento, principalmente aqueles que trabalham no interior. Gradativamente, o projeto ganhou cada vez alunos e trouxe novos módulos on-line para possibilitar que os alunos assistissem às aulas em qualquer hora do dia.

No ano passado, o consultor ambiental Jonathan Rocha foi o professor que mais participou do programa de capacitação com os cursos “Frentista Júnior e Frentista Especialista”, “Conhecendo os Produtos (combustíveis e lubrificantes)” e “Técnicas Avançadas de Vendas”. Segundo ele, a aceitação dos alunos superou as expectativas. “A ideia era capacitar os frentistas e o engajamento e o retorno que obtivemos foram muito positivos. As salas estiveram sempre lotadas, o que comprova o sucesso do projeto”, afirma. Um diferencial da aula de Jonathan é a “gameficação” no fim do conteúdo. Os frentistas se sentem motivados pela competição – valendo prêmio – entre os pares e absorvem melhor o conteúdo passado em duas horas de aula online.

Palestrante há vários anos, Rocha conta que recorreu a um material mais interativo para facilitar a absorção de conteúdos mais densos. “Utilizei alguns vídeos para atender à solicitação do Minaspetro de um treinamento de alta performance e os resultados apareceram rapidamente no trabalho. Várias redes colocaram todos os funcionários no treinamento, pois elas perceberam uma excelente oportunidade para qualificar a equipe”, avalia.

Fundadora da Escola Posto Nota 1000, Agleibe Ferreira também foi uma das professoras do programa de capacitação do Minaspetro. Ela foi uma das primeiras a elaborar um conteúdo específico para gerente de pista. Seu primeiro curso foi realizado em novembro de 2021 e ao todo foram mais de 300 profissionais capacitados.

Novidade de 2023

A grande novidade de 2023 é que a Escola 360, anteriormente 100% ao vivo por meio da plataforma Zoom, agora possui um modo gravado. A plataforma que o revendedor já está acostumado a fazer inscrição dos colaboradores para o treinamento do curso obrigatório da NR20 abriga agora também o conteúdo “Virei chefe de pista, e agora?”, ministrado pela própria Agleibe. Na primeira semana foram mais de 100 inscritos na plataforma EAD do Minaspetro. “É um salto que o Minaspetro dar ao criar a iniciativa, já que podemos atingir muitos postos em vários municípios”.

O formato escolhido pela entidade para o treinamento possibilitou que mais colaboradores encarassem o conteúdo com mais atenção e interesse. O diferencial do modelo é que o aluno pode assistir a aula quando e onde quiser. Além disso, pode revistar o conteúdo várias vezes, caso necessário. “Dividimos as aulas em módulos, começando por assuntos básicos, como competências e rotinas, disponibilizados de forma gravada. O objetivo era aprimorar o ambiente de aprendizagem e possibilitar a escolha de um horário mais adequado a cada um”, explica.

Tem também curso para o Administrativo do posto

A CEO do grupo Revenda, Mara Lucia Santos Costa, coordenou o curso “Educação Tributária”, que detalhou os compromissos fiscais da Revenda. “Abordamos a legislação existente e os cruzamentos fiscais e tributários. Buscamos não apenas formar contadores, mas estimular a curiosidade, de modo que os alunos possam antecipar e minimizar problemas. Se todos tiverem um pouco mais de educação tributária, o serviço dos contadores será, certamente, facilitado”, ressalta.

A proposta, de acordo com ela, contribuiu para a apreensão do conteúdo. “Os problemas de uns são comuns aos outros, o que leva a uma maior interação. Consigo perceber que tem muita gente que realmente entra para buscar conhecimento e outros entram para ver o que vai repassado. Então, são dois tipos de públicos: um muito interessado e aquele mais curioso”.

A funcionária administrativa do posto Inga, Átila Oliveira, se interessou pelo curso de técnica de vendas e se mostra satisfeita com o aprendizado. “O curso é dinâmico sem ser enfadonho. Poderia muito bem ser aplicado em outras áreas, pois nos traz exemplos importantes e práticos de vendas no dia a dia. Aprendemos como abordar o cliente da forma mais correta e sem pressão. Desta forma, graças às aulas, conseguimos atingir nosso objetivo com mais eficiência, que é vender”.

O gerente da rede 1000 ltda, Irlano Costa, participou do curso “Conhecendo os produtos” e aprova a qualidade das aulas: “Eu avalio conteúdo de forma positiva e indiquei para todos os funcionários da rede. A metodologia teve linguajar simples, mas com muita explanação. Aprendi muito sobre lubrificantes, combustíveis, veículos durante as aulas. Foi tudo muito claro, com interação de todos. Certamente, farei outros cursos no Minaspetro”.

Virei chefe de pista, e agora?

Módulos

  1. Chefe de pista de primeira viagem (de frentista para gerente, o que fazer)
  • Competências de um líder.
  • Habilidades de um líder.
  • Papéis do líder.
  • Os 3 P’s dos Posto: pessoas, produtos e processo

 

  1. Quem faz a diferença no Posto: Pessoas
  • O frentista excelente: a pessoa certa, no lugar certo, fazendo o certo.
  • A pessoa certa para frentista:
  • Demonstrar como fazer o processo de recrutamento, seleção e admissão e integração do frentista utilizando ferramentas para fortalecer a cultura do posto.
  • No lugar certo: desenvolvimento de frentista com treinamentos e acompanhamento dos atendimentos na pista proporcionando o crescimento do colaborador.
  • Frentista fazendo o certo: avaliação de desempenho individual para atingir a excelência no atendimento de pista e fidelização do motorista

 

  1. Liderança, motivação e gestão da equipe
  • Como exercer a liderança utilizando os papéis de um líder.
  • Motivação 4.0: desenvolver as competências para fazer o frentista se sentir parte de algo maior, utilizando campanha de incentivos.
  • Gestão de equipe através do feedback: contexto, comportamento, impacto e expectativa.

 

  1. Rotinas Operacionais: acompanhamento de equipe.
  • O Líder na pista
  • Rotinas operacionais diárias e mensais de equipe.
  • Avaliação de desempenho individual

 

  1. Vendas e Atendimento:
  • Chefe de pista o técnico da equipe
  • Implementando campanha de incentivos trimestrais
  • Excelência no atendimento

 

Como se inscrever

– o revendedor interessado deve entrar em contato pelo e-mail poliana@minaspetro.com.br, informando o nome da revenda, e-mail do posto, CNPJ, nome dos alunos, CPF e e-mail de cada um deles;

– o Minaspetro irá gerar um boleto para que a aula seja liberada na plataforma;

– o curso tem o valor simbólico de R$ 20 para sócios e R$ 100 para não-sócios;

– após o pagamento, o aluno terá acesso ao curso na plataforma; basta colocar com o login (e-mail) e a senha que será repassada pela equipe do Minaspetro (em caso de postos não-associados); para os sócios, o processo é o mesmo que o revendedor já está acostumado para o treinamento da NR20;

– pronto! O aluno já está apto a fazer o treinamento.

 

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.