Voltar

Notícias

Etanol respondeu por 48% da venda de combustíveis do ciclo Otto até setembro

05/11/2019

Fonte: Valor Econômico

O etanol hidratado representou 48,2% das vendas de combustíveis do ciclo Otto (para a frota de veículos de passeio e carga leve) de janeiro a setembro, a maior participação para o período desde 2009 (48,4%), segundo informou a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) a partir de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Esse avanço expressivo no consumo do biocombustível reflete sua maior competitividade frente a gasolina e decorre de um indicativo de mudança de hábito dos consumidores em virtude dos conhecidos benefícios ambientais obtidos pela sociedade por meio do uso do etanol”, afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, em comunicado.

Até setembro, as vendas de etanol hidratado superaram em 22,8% o volume registrado no mesmo período do ano passado e alcançaram 16,3 bilhões de litros. No Centro-Sul, foram vendidos 15,03 bilhões de litros, aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado e um novo recorde. Nas regiões Norte e Nordeste, a comercialização aumentou em mais de 200 milhões de litros (18%) e totalizou 1,33 bilhão de litros – maior volume para o intervalo desde 2010.

Do início do ano até setembro, na região Centro-Sul do país o preço médio do etanol hidratado foi equivalente a 65,8% do preço da gasolina, ligeiramente acima dos 66,4% de 2018. No Norte e no Nordeste, a correlação permaneceu estável em 78,1%.

Segundo dados da ANP, o etanol, desde a produção da matéria-prima, a cana, até sua queima nos motores a combustão emite, em média, 440 quilos de gás carbônico equivalente, enquanto o volume de emissão equivalente para a gasolina totaliza 2,8 toneladas de gás carbônico equivalente. A Unica ressaltou que o etanol tem uma emissão 98% menor do que gasolina e diesel de partículas inaláveis agressivas à saúde e também de hidrocarbonetos tóxicos.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.