Notícias
Gás natural veicular começa a ser comercializado em Ipatinga
11/04/2014
A partir desta quinta-feira (10), os condutores de Ipatinga e região do Vale do Aço passarão a ter uma alternativa mais econômica para o abastecimento de automóveis. O gás natural veicular começará a ser comercializado por um dos postos de combustíveis existentes na cidade. Segundo informações da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a economia chega a 50% em relação aos combustíveis líquidos, já que o gás é bem mais barato e rende mais.
“A Gasmig tem se empenhado para que o gás natural chegue a novas praças do Estado e Ipatinga é uma das mais importantes, pois, além de ser uma demanda recorrente por parte da população, o GNV estará disponível em uma rota estratégica de Minas Gerais, caminho para o litoral do Espírito Santo”, comemora o gerente de comercialização de gás da Gasmig, Hilton Valle.
As indústrias da região do Vale do Aço contam com o abastecimento de gás natural desde 2010, quando a Gasmig concluiu a construção do Gasoduto do Vale do Aço, rede que conta com mais de 300 quilômetros de extensão, partindo de São Brás do Suaçuí, na RMBH, até Belo Oriente.
“Porém, nenhum posto de combustíveis localizado próximo ao gasoduto havia demonstrado interesse em comercializar o energético, já que são necessários investimentos em suas instalações. Uma parceria entre a Gasmig, a BR e uma empresa de compressão, a Logas, firmada em 2013 viabilizou esta operação”, recorda o coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza.
À Gasmig coube a atribuição de construir um ramal ligando a rede que atende a Usiminas ao posto no bairro Bom Retiro, o que foi concluído no ano passado. Desde então, o posto passava pela adaptação de suas instalações. O abastecimento inicia nesta quinta-feira.
Promoção
Os condutores que adaptarem seus veículos para o GNV ou adquirirem modelos adaptados de fábrica, de agosto de 2013 a agosto de 2014, obterão bônus da Gasmig para abastecimento gratuito de GNV.
Os bônus são oferecidos em duas modalidades: 300 metros cúbicos ou 600 metros cúbicos, sendo esta última concedida a taxistas ou frotistas. Essas quantidades são suficientes para rodar até 4 ou 8 mil quilômetros, respectivamente.
“É um grande incentivo da Gasmig para que o consumidor passe a utilizar o gás, já que com esta economia é possível recuperar mais de metade do valor investido na conversão do veículo”, ressalta Welder Souza. Para isso, basta que a conversão do veículo seja realizada em uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro e homologada por um Organismo de Inspeção.
Ipatinga
Em Ipatinga, no bairro Iguaçu, já existe uma oficina mecânica que está em processo de credenciamento junto ao INMETRO para a realização de conversões, mas já está atendendo aos interessados, por meio de uma parceria firmada com as oficinas de Belo Horizonte.
Fonte: G1