Notícias
Ipiranga compra a Ale
13/06/2016
Fonte: Estado de Minas – Coluna Negócios
O Ultra, por meio de sua subsidiária Ipiranga assinou contrato para a aquisição de 100% da Ale Combustíveis por R$ 2,17 bilhões, conforme informou por meio de nota. O negócio da compra da marca que nasceu em Minas Gerais foi fechado. No entanto, a conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da assembleia geral de acionistas do Ultra. Do montante da venda, parte será mantida em uma conta garantia para cobrir eventuais contingências, como é usual em transações dessa natureza.
Com 20 anos de história, a Ale, é fruto da união da Ale Combustíveis (do grupo mineiro Asamar) com a Satélite Distribuidora de Petróleo (de Marcelo Alecrim com o fundo Darby) – cada braço detinha 50% da distribuidora – e ocupa hoje a quarta posição no ranking das distribuidoras de combustíveis no Brasil. A Ale tem uma rede de aproximadamente 2 mil postos e abriga cerca de 260 lojas de conveniência.
Desde a fusão da Ale com a Satélite, a sede da empresa fica em Natal (RN), o que acabou fortalecendo a presença dos postos da marca no Nordeste. De acordo com a Ultra, os postos da Ale podem completar, geograficamente, a rede da Ipiranga, que possui menor participação nesse mercado que no restante do país, na região.
Uma vez que a operação seja efetivada pelo Cade, a Ipiranga pretende estender sua estratégia de diferenciação por meio da oferta de serviços à rede Ale, fortalecendo o relacionamento com os revendedores e contribuindo para que eles sejam mais competitivos em seus mercados. A Ipiranga possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil. São 1.919 lojas am/pm, sendo 537 com padarias, e 1.473 unidades Jet Oil, serviços especializados de troca de óleo nos postos da rede. Os diretores da Ale foram procurados, mas ontem não estavam disponíveis para entrevistas.