Voltar

Notícias

Lavagem de uniformes: postos sendo fiscalizados

14/02/2023

Fonte: Minaspetro

Um dos temas mais polêmicos da Revenda de Combustíveis voltou a aparecer, pontualmente, na região Centro-oeste de Minas Gerais. Chegou ao conhecimento do Minaspetro que alguns revendedores foram autuados quanto à obrigatoriedade da lavagem dos uniformes dos frentistas. A situação pontual se deu em Divinópolis, Pará de Minas e Itaúna.

O tema foi bastante polêmico em 2018, quando foi criada a Portaria do Benzeno e uma das exigências estabelecidas era a lavagem dos uniformes dos colaboradores. Em 2022, o Minaspetro conseguiu uma vitória jurídica importante: colocar na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a desobrigação da lavagem.

Neste ano, contudo, alguns fiscais parecem desconsiderar a força de lei da CCT e estudos que comprovam que não existe benzeno no uniforme dos frentistas.

O Departamento Jurídico Trabalhista informa que tem uma defesa tecnicamente robusta e está apta a colocá-la em prática aos postos autuados. Sendo assim, a orientação é que se entre em contato com o setor responsável para as devidas orientações legais por meio do telefone (31) 2108-6500.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.