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Marcelo Borja adianta qual será seu conteúdo no Congresso de Uberlândia

13/05/2022

Fonte: Minaspetro

É hora de adquirir conhecimento, trocar experiências e fazer bons negócios. O 13º Ciclo de Congressos Regionais do Minaspetro está de volta, depois de uma pausa de dois anos devido à pandemia, repaginado e com a “cara” da Revenda. Com o slogan “Conhecimento é a chave para o futuro”, ele traz em 2022 palestrantes de renome nacional, além de novidades como a “Oficina de Gerentes”. O evento começa por Uberlândia, no Triângulo Mineiro, região que concentra mais de 700 postos de combustíveis. O local escolhido para sediá-lo é o Center Convention.

Com apoio da Fecombustíveis, o 13º Ciclo de Congressos Regionais é  uma oportunidade para que o revendedor faça uma imersão em conteúdos estratégicos para seu negócio, especialmente pela seleção dos palestrantes. O Sindicato convidou para o evento alguns dos mais renomados nomes do mercado – nunca antes reunidos em um único encontro no interior de Minas. “Não medimos esforços para trazer os melhores palestrantes para esse Congresso. O revendedor do interior vai sair do evento com uma bagagem excepcional de conhecimento”, afirma o presidente do Minaspetro, Rafa Macedo.

Vale lembrar que a programação espelha uma pesquisa feita nas redes sociais da entidade no início do ano, quando os revendedores apresentaram sugestões para o Congresso. Por isso, boas expectativas não faltam.

“Congressos são oportunidades de vislumbrar outros ângulos de visão”, reforça Ivan Biondi Dias, diretor regional em Uberaba. O mercado de combustíveis atravessa um momento de rápida evolução e, para Moisés Elmo, diretor regional em Patos de Minas, as palestras são uma possibilidade para pensar o negócio, ter acesso a inovações e debater novos temas relacionados a gestão de pessoas ou a estratégia de vendas, por exemplo. “Estávamos muito ansiosos pela volta dos Congressos Regionais e não tenho dúvida que esse retorno vai ser fantástico”, aposta ele. Um dos anfitriões do evento, o diretor regional em Uberlândia, Alexsander Gervásio, ressalta o fato de o Congresso possibilitar que o revendedor se prepare para o futuro: “O Congresso é muito importante para que desenvolvamos senso crítico em relação ao negócio daqui para a frente”.

Ciclo de palestras

Quem abre a programação do 13º Ciclo de Congressos Regionais é um dos mais requisitados palestrantes do país: Dado Schneider. Graças a seu espírito inovador, o gaúcho foi considerado “um dos nomes imperdíveis” da versão brasileira da Campus Party – maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo.

A palestra “O mundo muda, a palestra muda” promete surpresas em seu formato,  adianta Dado. “Começo falando de mudanças e trazendo a reflexão de que fomos criados com a mentalidade do século XX, uma mentalidade vertical, por meio da qual tudo vinha de cima para baixo. Agora, temos que lidar com transformações e viver no século XXI”, pondera.  Ou seja, de um mundo vertical nos transportamos para um mundo  horizontal, que requer disposição para enfrentar desafios e bom humor para lidar com questões complexas. Aliás, bom humor não pode faltar no dia a dia de um negócio, reforça o especialista.

Outra presença de destaque é Marcelo Borja, graduado em Ciência da Informação, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e consultor de grandes redes de postos no Brasil, cuja história promete inspirar a Revenda. Fato curioso é que ele começou a carreira como frentista, no interior de São Paulo e, por isso, conhece muito bem o mercado de combustíveis.

Fazendo a diferença

A Revista Minaspetro antecipou-se e bateu um papo com Borja, que vai apresentar a palestra “Fazendo a diferença na pista e na vida do posto”, um dos temas mais aguardados pelos revendedores.

Sua última participação em um Congresso Regional foi em Caxambu, pouco antes do agravamento da pandemia. Esse retorno presencial é um alento para o mercado. Quais são suas expectativas para o evento?

As mais altas possíveis e confesso que estou contando os dias para acontecer. No pós-pandemia, passamos a ter acesso plataformas de estudo e conteúdo que até então não estavam disponíveis. Em pouco mais de dois anos, fiz treinamento virtual para cerca de oito mil pessoas. Foi algo inovador, muito prático, mas a transmissão de informação, o cafezinho do intervalo, a troca de contatos somente é possível em um evento presencial como o Ciclo de Congressos Regionais.  E é um grande alento rever os amigos revendedores.

Qual é a diferença que o revendedor tem que fazer na pista e na vida do posto?

 Acredito que o revendedor precisa buscar a excelência operacional do seu negócio. Não temos mais espaço para amadorismo ou improviso no nosso segmento. Desconheço as particularidades de outros ramos, vivo do posto há mais de 20 anos e posso afirmar com certa tranquilidade: nenhum segmento é tão complexo, tão fiscalizado e tão difícil de ser administrado como o nosso.  A história mostra isso. A abertura do mercado em 1997, ou seja, há 25 anos, deixou uma imagem antiga, a qual muitos revendedores ainda se apegam, que é trabalhar com margem alta (mais de 19%) e vendendo apenas três produtos – gasolina, etanol e óleo diesel. Isso, a meu ver, foi uma péssima escola para as gerações futuras que ainda pensam que o negócio se resume a vender combustíveis e que a margem deve ser calculada em centavos e não mais em porcentagem. Tem que se ter uma outra visão.

Quais os principais pontos da palestra?

Minha palestra se baseia em uma tríade que acredito, após anos de trabalho e estudos, constitui o ponto inicial da busca pela excelência operacional, que se traduz em fazer a diferença na pista e na vida do posto.

  1. Foco no cliente – Todas as ações do negócio devem priorizar, atender e superar as expectativas do consumidor final
  2. Estrutura para seus colaboradores – Não é sábio priorizar meu cliente sem dar condições para que meu time se sinta capacitado, motivado e valorizado para realizar seu trabalho
  3. Resultados do negócio – O cliente está feliz, quem trabalha comigo está feliz, mas o dono do negócio também tem que estar. E felicidade para ele tem um nome: lucro.

Qual o diferencial que o revendedor deve ter?

O revendedor deve ser antes de tudo alguém com visão de negócio e, sempre que possível, tem que mudar seus paradigmas. Muitas vezes, a resistência ao novo por um modelo de gestão que tem dado certo faz com que ele fique parado no tempo ou use frases do tipo: em time que está ganhando não se mexe. Acontece que o campeonato é longo e pode ser que os métodos que o trouxeram até aqui não garantam os próximos cinco anos do seu negócio. Entender que se você cuidar bem dos seus funcionários eles irão cuidar bem dos seus clientes é uma das verdades que trago como experiência de vida. Todos os casos de sucesso que conheço entre revendedores de postos são os que dão condições de trabalho ao time, o capacitam por meio de treinamentos e estão mais presentes no seu negócio.

Inscrições

Ainda dá tempo de fazer sua inscrição para o Congresso no dia 20 de maio. Corre que as vagas são limitadas. Clique aqui e faça a sua inscrição.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
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