Voltar

Notícias

MS Eletric produzirá veículo de duas rodas

14/09/2021

Fonte: Diário do Comércio 

A uberlandense MS Eletric planeja aporte de quase R$ 30 milhões na construção de uma unidade montadora de veículos elétricos em Uberlândia, na região do Triângulo.

Com foco em sustentabilidade, a empresa vai fabricar veículos elétricos de duas rodas, sem ruídos e com emissão zero de gás carbônico. A expectativa é começar as obras da fábrica no início de 2022.

De acordo com a CEO da MS Eletric, Nayara Esteves, a princípio serão fabricados veículos de duas rodas totalmente elétricos. A montadora terá capacidade de produzir 1.500 unidades por mês. Os veículos elétricos geram economia de combustível e são carregados em tomadas convencionais.

“Os veículos da MS Eletric atendem a todo tipo de público e necessidade. Existem modelos para trabalho, lazer, off-road, infantil e também para pessoas com dificuldade de locomoção”, explicou Nayara Esteves.

Com a construção da unidade fabril, a montadora de veículos elétricos irá gerar aproximadamente 100 empregos diretos e mais 300 indiretos. A expectativa é de que a planta projete Uberlândia no mercado de veículos elétricos, que ainda é pouco explorado no Brasil, principalmente no interior. A posição estratégica da cidade pode contribuir para que essa expectativa se consolide.

A previsão é começar a construção da unidade fabril no início de 2022, com prazo de conclusão em até dois anos. A princípio, a fabricação dos veículos demandará componentes e peças nacionais e importados, mas o projeto prevê o desenvolvimento de tecnologias próprias  que irão permitir a fabricação de 100% dos insumos.

“A princípio, alguns componentes serão importados e outros produzidos por empresas nacionais, como rolamentos, cabos, pneus, entre outros. Porém, o projeto da MS Eletric tem por finalidade produzir um modelo 100% nacional, projetado e executado pela empresa, com sua própria tecnologia”.

Em nota, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, ressaltou a importância da iniciativa. “Estes jovens uberlandenses, fruto de uma família empreendedora, vão levar o nome da nossa cidade para todo o Brasil com esse projeto inovador, que vai revolucionar a maneira de circular pela cidade. Um projeto grande, que vai movimentar a economia de Uberlândia e ainda cuida do meio ambiente”, disse o prefeito.

Bravo Motor

Minas Gerais já conta com outra iniciativa para a produção de veículos elétricos e voltados para uma economia sustentável. O projeto, que terá aportes de R$ 25 bilhões nos próximos nove anos, é da Bravo Motor Company e será instalado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Será construído um parque industrial de carros elétricos para o transporte público, onde estará reunida a fabricação de veículos e motores elétricos, células e packs de baterias, sistemas de armazenamento, dentre outros equipamentos utilizados no transporte compartilhado, o empreendimento será o primeiro do tipo na América Latina. As obras terão início ainda este ano e as operações a partir de 2023. A previsão é que sejam gerados mais de 10 mil empregos diretos.

MS Eletric

A empresa surgiu através de um grupo de empresários e das irmãs Nayara Esteves e Lara Esteves, que juntos desenvolveram o novo modelo de negócios para a cidade, além de dar continuidade do trabalho desenvolvido pelos pais, Sebastião Esteves Fernandes e Márcia Martins Fernandes, fundadores da MS Automóveis, que serviu como base para a criação da MS Eletric.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade