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Ônibus elétrico já é realidade no Brasil; veja os modelos disponíveis

28/11/2023

Fonte: Estadão

Adotar um ônibus elétrico é uma das principais formas de reduzir as emissões de poluentes nas grandes cidades. Por isso, Curitiba, Goiânia, Salvador e São Paulo vão trocar as frotas de modelos com motor a diesel por elétricos. Conforme a prefeitura de São Paulo, a cidade terá 2,6 mil novos ônibus elétricos até 2024. Além disso, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), até o final deste ano a capital paulista contará com 800 ônibus elétricos na frota.

Da mesma forma, Curitiba, no Paraná, vai comprar modelos 100% elétricos. Assim, a intenção é que 70 ônibus sejam comprados pela prefeitura, que planeja colocá-los em operação em junho de 2024. Ou seja, com a crescente demanda, as montadoras de ônibus elétrico estão a todo vapor, para conseguir atender os clientes o quanto antes.

O mercado de ônibus elétrico, portanto, está em franca expansão. E por isso, novas marcas estão no País. Por exemplo, a chinesa Higer. Além disso, há fabricantes locais com próprios modelos. São os casos, por exemplo, da Mercedes-Benz e da Marcopolo. Por fim, há montadoras como a Eletra, que produz modelos em parceria com marcas tradicionais, como a própria Mercedes-Benz e a Scania.

Dessa forma, estes modelos têm a vantagem de poluírem menos. Afinal, não emitem qualquer tipo de fumaça. Mas custam até três vezes mais que os modelos a combustão com motores a diesel. Ou seja, estima-se que o ônibus elétrico custe entre R$ 2,5 e R$ 3 milhões a unidade. Seja como for, o Estradão apresenta nesta reportagem os modelos de ônibus elétrico que já estão à venda no mercado nacional. Confira abaixo!

Modelos de ônibus elétrico da BYD

A fabricante chinesa está no Brasil desde 2015 e, desde então, já opera por aqui com ônibus elétrico. Mas a marca também comercializa caminhões e carros eletrificados. Seja como for, a BYD oferece uma gama bem completa de ônibus elétrico no País. Todos, aliás, destinados às operações urbanas. Assim, conta com modelos de 12,2 até 22,3 metros de comprimento. Os ônibus são representados pelas famílias D9 e D11, e, portanto, já circulam em algumas cidades do País.

 

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.