Voltar
Notícias
Petrobras está concluindo aporte na Regap
13/12/2012
Unidade de diesel passa por renovação; licença de operação será analisada pelo Copam na próxima semana.
A Petrobras está concluindo investimentos na renovação de uma de suas Unidades de Tratamento de Diesel (U210) na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os aportes visam à melhora da qualidade do combustível produzido na refinaria. A licença de operação (LO) do empreendimento será analisada na próxima semana pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O projeto recebeu parecer favorável dos técnicos do órgão ambiental.
De acordo com o relatório, a unidade já possui a Autorização Provisória de Operação (APO), outorga concedida em setembro. Dessa forma, segundo informações da Semad, o empreendimento já está em fase de testes.
Em nota, a Petrobras informou que a unidade de tratamento que está sendo renovada tem capacidade para tratar 3.500 metros cúbicos por dia e essa capacidade não será alterada. As modificações introduzidas têm por objetivo melhorar a qualidade do produto, visando atender à nova especificação do Diesel S-10 (10 ppm de enxofre) que passa a vigorar no Brasil a partir de janeiro de 2013.
No total, a Regap produz, em média, 250 mil metros cúbicos de diesel por mês, segundo a estatal. Questionada sobre o valor do aporte, a companhia informou que não divulga valores de investimentos em projetos individualmente.
A companhia está investindo também na instalação de uma nova unidade de tratamento de enxofre na refinaria da RMBH. O processamento do elemento químico na unidade será ampliado em 180% até 2015.
A unidade que será construída, denominada U-214, terá capacidade para recuperar 70 toneladas diárias de enxofre, conforme dados do parecer técnico da Semad durante a concessão da licença de instalação do projeto em julho último.
Além disso, o requerimento da Petrobras compreende também melhorias na planta existente (U-114), que passará dos atuais 56 toneladas/dia para 70 toneladas/dia. As obras nesta unidade estão previstas para serem finalizadas no próximo ano.
Biodiesel – Outro projeto importante da estatal, a ampliação da Usina de Biodiesel, em Montes Claros, no Norte de Minas, foi inaugurado ontem. Com a mudança, a capacidade de produção foi triplicada, na comparação com 2009, inicio da operação, quando estava em 57 milhões de litros por ano.
Os aportes foram da ordem de R$ 28 milhões, dos quais R$ 10 milhões foram destinados às obras e a outra parte será utilizada para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.
“Com esse investimento, vamos ampliar a oferta, reduzir a necessidade de importação de outros estados para atender o mercado mineiro, ampliar os empregos e a renda agrícola da região”, afirmou, em nota, o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.
A unidade é responsável atualmente por 160 postos de trabalho no Norte de Minas e já produziu cerca de 260 milhões de litros de diesel.
O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.