Notícias
Postos Petrobras lançam campanha de conscientização sobre combustível adulterado
15/10/2025
Ação da Africa Creative busca reforçar que preços muito abaixo da média de mercado podem ser um risco para o bolso, e não uma economia
À luz dos casos de adulteração de combustíveis, os Postos Petrobras criaram uma campanha para alertar os motoristas sobre a importância de conhecer a procedência do álcool e da gasolina usados nos veículos. A campanha criada pela Africa Creative busca reforçar que “o barato pode sair caro”. Ou seja, preços muito abaixo da média de mercado podem ser um risco para o bolso, e não uma economia.
“O consumidor deve desconfiar e exigir o melhor atendimento sempre. Propostas que aparentemente parecem vantajosas podem se tornar um grande problema”, afirma a vice-presidente executiva comercial varejo da distribuidora licenciada Vibra, Vanessa Gordilho.
A animação ilustra as consequências de usar combustível adulterado nos carros, como problemas de engasgo, superaquecimento, ferrugem e vazamentos. A mensagem final, transmitida pelas mascotes Lu e Brás, reforça que os Postos Petrobras garantem a qualidade e a saúde do motor. Assista aqui.
“A ideia foi dar vida ao que normalmente passa despercebido — o motor, a bomba de combustível, tudo o que faz o carro seguir em frente. Transformamos esses elementos em personagens e música para tratar um tema técnico de forma lúdica, reafirmando o compromisso da marca com a confiança”, explica o codiretor de operações da Africa Creative, Renato Broggin.
A campanha será veiculada até dezembro nas redes sociais, na TV aberta e na TV Conectada, além de peças em mídia externa (OOH) distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ação contará ainda com jingle nas rádios e Spotify. O valor da iniciativa não foi revelado.
A ação faz referência ao programa “De Olho no Combustível” (DOC), que certifica a procedência e qualidade dos combustíveis vendidos nos Postos Petrobras. O programa, criado em 1996, funciona como um mecanismo de controle e transparência para que o consumidor possa abastecer com confiança em todo o país.
De janeiro a setembro, foram realizadas mais de 7.400 visitas, e a meta é ultrapassar 10 mil inspeções em 2025 e atingir 18,5 mil em 2026, ampliando capilaridade e cobertura nacional.
