Notícias
Salvação dos carros a combustão? Porsche quer fabricar gasolina que não precisa de petróleo
09/12/2020
Fonte: Auto Esporte
Se já existe cerveja sem álcool e até carne sintética produzida em laboratório, por que não desenvolver uma gasolina que não depende de combustíveis fósseis? Em parceria com a alemã Siemens, a Porsche fechou um acordo para inaugurar uma fábrica experimental no Chile que produzirá “e-combustíveis” a partir de 2022.
A ideia é que, até 2024, 55 milhões de litros serão produzidos nessa “refinaria sustentável”, localizada na província de Magalhães. Petroleiras locais e outras empresas de energia também estarão envolvidas no projeto: obviamente, a Porsche será a primeira cliente da iniciativa e testará o desempenho do combustível em sua linha de veículos de competição.
A localização da fábrica não é por acaso: a região conta com boa localização de regime de ventos, o que permitirá a utilização de energia eólica para alimentar o sistema de produção de combustível.
A gasolina sintética tem alguma semelhança com a produção de biocombustíveis como o etanol, mas depende apenas de água e de dióxido de carbono (CO²) para a sua fabricação.