Voltar

Notícias

Travamento de bombas: aumento da temperatura gera problemas na pista e Minaspetro cobra explicações de fabricantes

27/10/2023

O verão e as altas temperaturas estão chegando e com ele a novela do travamento das bombas medidoras está de volta. O Minaspetro está recebendo uma série de reclamações de empresários com problemas operacionais na pista por causa dos problemas nos equipamentos. Quando é acionada uma equipe de manutenção, a justificativa é que a alta temperatura do clima é o causador do problema.

Diante do alto valor dos equipamentos, promessa das fabricantes de eficiência e uso de tecnologias inovadoras de engenharia, tem causado estranheza nos revendedores as soluções orientadas pelos técnicos para sanar o problema, como colocar gelo dentro da bomba ou molhar a pista.

Outro problema que tem chamado a atenção é a cavitação, fenômeno de evaporação da gasolina, que, de acordo com os donos de postos, tem deixado a bomba “falhando”, isto é, funcionando, mas com lentidão no processo.

O Minaspetro acionou os três principais fabricantes dos equipamentos (Wertco, Wayne e Gilbarco) e solicitou um documento técnico que assegure a entrega precisa do volume estabelecido na calibragem e dê orientações aos clientes que, de fato, diminuam os problemas encontrados, o que pode ainda se agravar com o aumento das temperaturas.

O Minaspetro reconhece os desafios de se trabalhar com produtos de alta instabilidade química/física e o clima tropical brasileiro, no entanto, as fabricantes precisam dar orientações técnicas mais resolutivas aos clientes, afinal, essas empresas estão inseridas no mercado nacional optaram por trabalhar no Brasil e, obrigatoriamente, precisam lidar com os problemas operacionais gerados pelos seus produtos. Culpar a composição química do combustível e o clima parece ser uma forma de “empurrar” o problema.

Os revendedores não irão arcar com possíveis autuações que sejam comprovadamente geradas pela ineficiência das bombas. O revendedor que tiver problemas de autuações com a bomba apresentando problemas, entre em contato com o Minaspetro para relatar o problema.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.