Voltar

Notícias

Veículos usados tem queda em abril

10/05/2021

Fonte: Diário do Comércio

O agravamento da pandemia de Covid-19 em abril, o que provocou a implantação de medidas ainda mais restritivas e suspendeu o funcionamento de diversas atividades econômicas, impactou de forma negativa na venda de veículos seminovos e usados em Minas Gerais.

O balanço divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostra que a comercialização recuou 16,4% no último mês frente a março. Apesar da queda mensal, no acumulado do ano, as negociações ficaram 45,2% maiores e na comparação com o mesmo período de 2020 (quando o setor foi mais impactado pela pandemia) o avanço foi de 224,3%.

Ao longo de abril, foram negociados 142.181 veículos no Estado, o que gerou uma média por dia útil de 7.109 unidades, ante as 8.506 vendidas em março. A queda na comercialização chegou a 16,4% no intervalo.

De acordo com o diretor de Marketing e Planejamento da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg) e diretor comercial da AutoMaia Veículos, Flávio Maia, apesar da queda vista em abril, os resultados do setor são muito positivos.

“Apesar da queda em abril frente a março, nas demais comparações, principalmente, com abril do ano passado, estamos com as vendas em alta. Mesmo com o agravamento da pandemia, os empresários se adaptaram, investiram no atendimento on-line e nas redes sociais, isto tem sido muito importante para superarmos os desafios e continuar vendendo”, explicou.

Assim como no Estado, no País as vendas de abril recuaram 9,6% frente a março. Foram comercializadas 1.118.285 unidades, contra 1.237.030. O presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, explica que os números refletem os efeitos da segunda onda do Covid-19 que atingiu o País, provocando medidas mais enérgicas de isolamento, além de um novo fechamento do comércio no mês passado. Apesar da queda mensal, as expectativas são positivas para o setor.

“Os efeitos dessa segunda onda da epidemia se fizeram sentir no mês de abril, mas acreditamos que com a nova flexibilização das medidas e o retorno das atividades do comércio deverão gerar resultados positivos novamente nas próximas semanas. Isso, aliado ao avanço da vacinação por todo o País, deve trazer uma nova onda de confiança aos consumidores”.

Em Minas Gerais, no acumulado dos primeiros quatro meses, as vendas de veículos seminovos e usados avançaram 47% sobre igual período do ano anterior. Ao todo, foram comercializadas 586.097 unidades.

Na comparação com abril de 2020, a recuperação do setor foi muito expressiva, chegando a uma alta de 224,3% com a venda de 142.181 unidades, ante 43.839 em abril de 2020. Vale lembrar que abril foi um dos piores meses da pandemia de Covid-19 para o setor, que no primeiro momento teve as lojas fechadas e as atividades prejudicadas.

Expectativas – De acordo com o diretor da Assovemg e da AutoMaia Veículos, Flávio Maia, em relação aos próximos meses, as expectativas, por um lado, são positivas. Com a indústria automotiva enfrentando desafios em relação ao abastecimento de insumos, a oferta de carros novos é pequena, o que contribui para uma maior demanda no ramo dos seminovos e usados. Por outro lado, ainda existe um receio em relação ao controle da pandemia e a instituição de novos períodos de fechamentos.

“O volume de negócios no ramo dependerá muito dos resultados das ações de contenção à Covid-19 e da evolução da imunização. Além disso, precisamos acompanhar de perto a desvalorização cambial, que eleva os preços dos veículos, já que muitas peças são importadas, e a alta da Selic”.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade