Voltar

Notícias

Vendas de etanol hidratado sobem 2% em novembro para 1,98 bilhão de litros

31/12/2019

Fonte: Valor Econômico

As vendas de etanol hidratado (que compete com a gasolina nos tanques) realizadas das distribuidoras aos postos em novembro superou o do mesmo mês de 2018 em 2%, somando 1,982 bilhão de litros. Foi o maior volume de vendas de etanol para um mês de novembro da história. Em comparação a outubro, quando as vendas bateram recorde, houve uma retração de 4%, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Entre janeiro e novembro, as vendas do biocombustível superaram todo o volume comercializado em 2018 e alcançaram 20,4 bilhões de litros, um aumento de 17,8% ante o mesmo período do ano anterior.

O crescimento das vendas do etanol hidratado ocorre a despeito do encarecimento do produto, já que a gasolina também está em alta nos postos e economicamente menos vantajosa.

A participação do etanol hidratado no ciclo Otto (volume de combustíveis para carros leves) ficou em 44,57% em novembro, ligeiramente abaixo do patamar de outubro (45%). Em relatório, a ANP observou que a leve redução da participação do etanol no total de vendas de combustíveis em novembro ocorreu concomitantemente ao leve aumento da correlação entre os preços do biocombustível e da gasolina nas bombas, que ficou em 67,26% no mês passado, ante 66,21% em outubro.

Apesar do ligeiro estreitamento de preços entre os dois combustíveis, a relação ainda é mais favorável ao renovável, que é economicamente mais competitivo na média da frota brasileira quando o preço está abaixo de 70% do valor da gasolina, de acordo com consenso do mercado. O etanol está mais competitivo na média nacional desde abril de 2018, quando a produção do biocombustível começou a crescer em detrimento da produção de açúcar nas usinas.

Em São Paulo, maior polo consumidor de combustíveis do país, as vendas de etanol hidratado aos postos em novembro subiram 6% na comparação anual, para 1,025 bilhão de litros — 5% abaixo do volume de outubro. As vendas em Minas Gerais, segundo principal centro de consumo de combustíveis do país, tiveram alta de 12% na comparação com novembro de 2018, para 285 milhões de litros.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade