Voltar

Notícias

Vibra aposta no marketing digital para regionalizar e personalizar campanhas

11/03/2025

Fonte: Valor Econômico

Postos de combustíveis e lojas de conveniência são negócios do mundo físico, mas a estratégia de marketing da Vibra Energia está centrada no mundo digital. Isso inclui a personalização de campanhas a clientes de 8.300 postos distribuídos por todo o Brasil e a produção das mascotes dos postos Petrobras, criadas com a ajuda da inteligência artificial (IA), conta a vice-presidente executiva comercial e de varejo da Vibra, Vanessa Gordilho em entrevista ao 15Cast. O novo episódio do videocast de marketing e inovação do Valor vai ao ar nesta terça-feira (11).

“Nosso ponto mais interessante do marketing da Vibra é, de fato, endereçar as diferentes regiões [do país]”, afirma Gordilho.

Desde que ingressou na Vibra há dois anos, Gordilho propôs uma mudança na estratégia de marketing, com foco regional e nos diferentes perfis de consumidores brasileiros. “A gente tem trabalhado muito para fazer campanhas digitais impactando de forma muito específica e muito personalizada.”

A IA foi aplicada nas campanhas digitais com os calangos chamados Lu e Bras, lançados pela Vibra em parceria com a agência Africa, em março de 2024. “É maravilhoso termos personagens tão versáteis e conseguir fazer nossas peças de forma muito fácil, porque temos usado isso [a IA] para esse desenvolvimento”, diz Gordilho.

A executiva também conta que a personalização de ações de marketing da Vibra ganha mais precisão com dados vindos do programa de fidelidade da empresa, o “Premmia”, que reúne 20 milhões de usuários. “A gente sabe em quais postos eles estão passando, quais são os produtos que eles compram. Isso permite que os donos de postos façam campanhas específicas para estes clientes.”

O desafio de alcançar novas gerações de consumidores tem sido trabalhado com estratégias diferentes para motociclistas e para jovens que não possuem carros, mas passam pelas lojas de conveniência da rede BR Mania.

Uma das ações recentes da Vibra mirando a Geração Z une redes sociais e ativação ao vivo. “Estamos com uma missão no TikTok e em outras redes sociais para entender qual é o lanche preferido do brasileiro”, conta Gordilho. O escolhido será lançado no festival de música Lollapalooza, que será realizado de 28 a 30 de março, em São Paulo.

Enquanto multinacionais americanas deixam de lado suas ações de diversidade, equidade e inclusão (DEI), a Vibra fortalece sua atuação na defesa de causas sociais e atua para impedir que os postos da rede sejam usados como pontos de exploração sexual de menores, informa a executiva. “É uma causa muito séria, quase uma epidemia em nosso país.”

Neste mês de março, a Vibra participa do lançamento do “Movimento Violência Sexual Zero”, iniciativa que reúne mais de 70 empresas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Além da Vibra, a iniciativa conta com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e do Instituto Liberta.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade