Notícias
Vibra aumenta foco em programa de qualidade
20/10/2025
Em meio ao momento do setor, programa “De Olho no Combustível”, criado há quase 30 anos, vai ganhar mais atenção da distribuidora
A Vibra Energia vai aproveitar o atual momento do setor de combustíveis para realizar ações para conquistar ou aumentar a confiança do consumidor na marca, cuja rede tem mais de 8 mil pontos que ostentam a bandeira “Postos Petrobras”. Operações contra irregularidades no setor de combustíveis expuseram práticas de fraudes, adulteração de combustíveis e sonegação fiscal. O programa “De Olho no Combustível”, criado há quase 30 anos, em 1996, vai ganhar mais atenção da empresa.
A adulteração é um dos caminhos usados por postos e revendedores que buscam aumentar margens. Nas bombas, preços mais baixos tendem a atrair consumidores. As investigações recentes apontam a adição de metanol no etanol e solventes na gasolina, entre outras práticas. Há postos que vendem gasolina sem adição de etanol e diesel sem biodiesel.
O programa “De Olho no Combustível” é de controle de qualidade da Vibra, que realiza análises em campo, com laboratórios sobre rodas. Segundo a vice-presidente executiva e comercial de varejo, Vanessa Gordilho, entre janeiro e setembro, os laboratórios percorreram mais de 900 mil quilômetros, em 7.400 visitas. A meta, afirmou, é ultrapassar a marca de 10 mil medições em 2025 e atingir 18,5 mil análises em 2026.
“Isso não é tema de marketing. É segurança, garantia dos produtos nos postos. [O De Olho no Combustível] garante que o posto é um ambiente seguro”, disse.
Segundo Gordilho, a ampliação da iniciativa é necessária, porque abastecer com combustível adulterado causa danos aos motores cujos reparos são caros. Isso afeta a confiança do consumidor, que não retorna ao estabelecimento.
Esse quadro é o que a empresa quer evitar, por duas razões. A primeira é de imagem. Gordilho cita uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, a pedido da empresa, segundo a qual a confiança na bandeira é hoje o principal fator de recomendação de um posto. Feita no segundo trimestre, antes das operações policiais, a pesquisa apontou que os Postos Petrobras foram o primeiro colocado em uma escolha de marca mais confiável, com 37% dos votos, seis pontos percentuais acima do segundo lugar.
O segundo motivo é financeiro: distribuição e revenda são áreas que possuem margens apertadas. Em média, disse Gordilho, a margem da Vibra é da ordem de R$ 0,15 por litro vendido. Perder confiança, neste caso, significa perder dinheiro.
A Vibra também vai lançar uma campanha de publicidade para alertar os consumidores sobre os riscos da compra de combustíveis baseada apenas nos preços expostos nas bombas, denominada “O barato sai caro”, já que o preço é forte atributo na escolha do posto para abastecer o automóvel. A ideia é levar o consumidor a desconfiar de preços muito baixos frente à média, alertando para o risco embutido em uma suposta economia, segundo Gordilho. “É uma prestação de serviços à sociedade”.
