A Petrobras registrou um recorde nas exportações de petróleo. No quarto trimestre, a petroleira teve um aumento de 96,7%, para 999 mil barris por dia. Segundo a companhia, o crescimento se deu por conta da maior produção, do menor processamento das refinarias e da menor venda de óleo no mercado interno.
“Tal efeito foi parcialmente compensado pelo crescimento das importações de derivados, principalmente de diesel, em função da parada programada de manutenção da Revap [Refinaria Henrique Lage] em novembro de 2025, e de gasolina, devido às trocas de qualidade favorecidas”, disse a petroleira, no relatório de produção e vendas, divulgado na noite desta terça-feira (10).
No ano, a companhia exportou 765 mil barris por dia, o que também marcou recorde, com um aumento de 27,1% em relação ao ano anterior.
“Destacamos os recordes de exportação de petróleo no ano e no trimestre, números realmente relevantes que acompanham o resultado da maior produção de óleo e são resultado de um esforço coordenado e eficiente entre nossa logística, responsável pelo escoamento da produção por meio do alívio de plataformas em operações de transbordo e ‘ship to ship’, além da melhor alocação desse óleo entre refino e mercado.”
