STJ determina suspensão de decisões favoráveis a distribuidoras que não pagam CBIOs

05/02/2026

Fonte: broadcast

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão deferiu o pedido da União de suspender o efeito de liminares obtidas por distribuidoras de combustíveis para suspender sanções relacionadas ao não cumprimento de metas de aquisição de Créditos de Descarbonização (CBios) do RenovaBio em 2025.

Segundo a decisão do STJ, as liminares ficam suspensas “até o julgamento das eventuais apelações que forem interpostas no Tribunal de origem ou até o trânsito em julgado”.

A decisão se refere a seis decisões proferidas pelo Tribunal Regional Federal (TRF-1) que deferiram pedidos formulados por distribuidoras de combustíveis para alterar as metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), autorizando o depósito do valor unilateralmente calculado pela empresa como justo para aquisição de CBIOs.

Por essas liminares, a Justiça impedia o bloqueio da comercialização e sancionava distribuidoras inadimplentes, garantindo, em alguns casos, a exclusão da lista de bloqueio.

O Clipping Minaspetro reproduz fielmente o que está na imprensa.
Os textos não refletem, necessariamente, a opinião institucional do Sindicato.

Notícias Relacionadas

|
6 fevereiro
Desde dezembro de 2022, a trajetória que derrubou o preço da gasolina em 16,4% para as distribuidoras, de R$ 3,08 para R$ 2,57, não
|
6 fevereiro
Juros dos títulos em dólar explodem em meio à falta de apoio claro de Cosan e Shell.