Três empresas de distribuição de combustíveis perdem participação de mercado; veja quais são

27/02/2026

Fonte: valorinveste

Os três maiores “players” do setor de distribuição de combustíveis, Vibra, Ipiranga e Raízenperderam participação nos mercados de diesel e de insumos para motores de Ciclo Otto, como gasolina e etanol, em janeiro. É o que destaca o Itaú BBA com base nos dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

“Essa dinâmica foi em grande parte impulsionada por um período prolongado de arbitragem aberta para importações, tanto de diesel quanto de gasolina, durante dezembro, além do aumento da disponibilidade de diesel da Rússia”, analisa o banco.

Na comparação com dezembro, a rede Ipiranga registrou um recuo de 0,4 ponto percentual na fatia do mercado de diesel, enquanto a participação da Vibra declinou 1,6 ponto percentual.

“No segmento do ciclo Otto, também foram evidentes perdas de participação de mercado, com Ipiranga e Vibra registrando quedas de 0,7 ponto percentual. e 0,6 ponto percentual, respectivamente”, aponta o banco.

Quer fazer melhores escolhas de investimentos?

Valor One é a plataforma completa do Valor que reúne, em um só lugar, ferramentas de análise, painéis de fundos, cotações de ações, indicadores fundamentalistas, recomendações de analistas certificados, cursos e um consolidador de carteira inteligente.

Com a credibilidade de quem é referência em economia e finanças no Brasil, o Valor One oferece uma versão gratuita e planos com recursos avançados para você investir melhor.

O Clipping Minaspetro reproduz fielmente o que está na imprensa.
Os textos não refletem, necessariamente, a opinião institucional do Sindicato.

Notícias Relacionadas

|
27 fevereiro
Adulteração compromete combustão e peças, reduz desempenho e pode gerar prejuízos de milhares de reais.
|
27 fevereiro
Tecnologia híbrida aposta em turbina multifuel e combustíveis sustentáveis como alternativa ao domínio dos elétricos