Como fazer planejamento estratégico em um posto de combustível?

Como fazer planejamento estratégico em um posto de combustível?

Assim como em praticamente todos os ambientes empresariais, o planejamento também é a base para o sucesso de um posto de combustível. E, embora a elaboração de um plano de ações pareça difícil em um primeiro momento, planejar não é algo tão complicado. Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, elaboramos um passo a passo de como fazer planejamento estratégico. Continue a leitura!

1. Defina a estrutura organizacional do posto

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é a definição da estrutura organizacional da empresa. Existem várias formas de fazer essa classificação, sendo que uma das mais conhecidas é a aplicada pelo teórico Henry Mintzberg.

No modelo de estrutura organizacional de Mintzberg, a organização é dividida em seis partes: ápice estratégico, linha intermediária, núcleo operacional, tecnoestrutura, equipe de apoio e ideologia. Quer entender melhor como funciona essa divisão? Veja uma aplicação prática em um posto de combustível.

O ápice estratégico é quem toma as decisões administrativas do posto, ou seja, o proprietário ou os gestores que compõem a alta cúpula administrativa. Já a linha intermediária é formada pelos líderes de setor, como o chefe dos frentistas e o gerente da loja de conveniência, por exemplo. O núcleo operacional são os restantes dos colaboradores, que trabalham executando ações de um modo geral, como frentistas, caixas, vendedores, etc.

Ainda dentro do modelo, a tecnoestrutura é a responsável pela formatação do núcleo operacional, as equipes de apoio são os prestadores de serviço terceirizados e a ideologia é o conjunto de diretrizes que norteia todas as divisões.

2. Faça a matriz SWOT

Definida a estrutura organizacional, deve-se iniciar uma análise interna e externa do posto de combustível. Nessa etapa, devem ser elencados os pontos fortes e os pontos fracos do posto, bem como as ameaças e oportunidades.

Os pontos fortes são as qualidades que o posto possui, como bom atendimento, ótima infraestrutura, etc. Os pontos fracos, por sua vez, são itens que devem ser melhorados, como aprimorar o atendimento e diminuir a rotatividade de funcionários.

Finalmente, as ameaças e oportunidades correspondem a elementos que não estão sob o seu controle, mas que podem influenciar o seu negócio. Um exemplo de ameaça para um posto de combustível pode ser o aumento dos tributos incidentes sobre os combustíveis, por exemplo, enquanto uma oportunidade pode ser um grandioso evento sediado na sua cidade, o que aumentará o número de clientes.

Juntando todos esses elementos, obtemos o que chamamos de matriz SWOT, que é extremamente importante para a próxima etapa.

3. Crie planos de ação

Os planos de ação são estratégias que você deve desenvolver para explorar ao máximo os seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades, enquanto melhora os pontos fracos e ameniza as ameaças. As ações devem ser bem esmiuçadas, contento dados como a pessoa responsável, a meta a ser alcançada e os recursos que serão utilizados.

Viu como planejar não é algo tão difícil assim? Seguindo esses passos, vocês conseguirá definir estratégias e fazer seu posto de combustível ser um sucesso em todos os aspectos. Mas lembre-se que o planejamento deve ser revisado de tempos em tempos — no mínimo, uma vez por ano.

Gostou de aprender como fazer planejamento estratégico? Já está visualizando como essa estratégia será benéfica para seu posto de combustível? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

5 comentários em “Como fazer planejamento estratégico em um posto de combustível?”

  1. Americo Dominguez disse:

    Importante a revisão periódica dos planos de ação, a fim de garantir os processos, caso achar probas deficientes imediatamente cambiar.

  2. Norberto Lima da Silva disse:

    Estou muito satisfeito por ter encontrado o vosso blogue\ Site.
    Vem mesmo num momento oportuno pois, entrei a pouco tempo, para o ramo de venda e distribuição de combustível.Onde sou Gestor ou Gerente de um posto.

    Neste momento preciso da vossa ajuda, no sentido em que necessito de uma planilha para prestação de contas no final de cada mes, na relação entre receitas e despesas.

    Antecipadamente,Grato pelo vosso apoio e atenção.
    Abraço
    Norberto L silva

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!