Segurança em postos de combustível: 3 dicas para um posto mais seguro!

Em qualquer tipo de negócio, temos que estar atentos sempre ao bem estar dos funcionários, desde os cuidados com a proteção interna até as medidas contra a violência cada vez maiores no Brasil. Sendo assim, cuidar da segurança em postos de combustível é fundamental para garantir seu bom funcionamento. O gestor deve estar sempre atento ao uso dos equipamentos de proteção exigidos e à saúde da equipe. Além disso, com a criminalidade em níveis muito altos, cresce a preocupação com assalto e latrocínios, exigindo ainda mais cuidado por parte da gerência.

No post de hoje você vai ver 4 dicas essenciais para melhorar a segurança em postos de combustível. Confira:

Cuide da segurança dos funcionários

Verifique sempre as condições de segurança do posto, assim como o uso em tempo integral dos equipamentos exigidos. Analise o estado de conservação das bombas e máquinas, a situação das áreas adequadas para lava-jato e do local de descarga de caminhões. Não se esqueça também de cobrar dos seus funcionários o uso dos Equipamentos De Proteção Individual (EPIs) para evitar acidentes de trabalho. Caso haja uma obra ou reforma no posto, observe também se ela atende às normas e se não promove risco aos funcionários.

Proteja seu posto contra assaltos

Não é novidade que o número de assaltos em postos de combustíveis tem crescido abruptamente. Felizmente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitá-los. No estado de São Paulo, por exemplo, é proibida a entrada de motociclistas usando capacete, o que evita o anonimato de possíveis criminosos. Em outras localidades, qualquer posto pode estabelecer essa medida como norma interna, mas atenção: a exigência deve ser feita quando a motocicleta já estiver desligada para não haver conflitos com a obrigatoriedade do uso do capacete enquanto o condutor estiver guiando.

Outro artifício bastante utilizado são as câmeras de segurança. Procure cobrir todos os ângulos do posto, desde as bombas até lojas de conveniência e oficina. Alguns aplicativos, que podem ser instalados no celular, permitem acompanhar a movimentação das câmeras de onde você estiver. Muitos estabelecimentos optam ainda por contratar empresas de segurança privada. Nesse caso, a melhor alternativa é buscar empresas cadastradas na Polícia Federal, com vigilantes devidamente formados.

Adote a NR20

Adotada em 1978 e revisada em 2014, a NR20 visa à capacitação dos funcionários contra acidentes de trabalho, considerando a exposição a substâncias tóxicas. Existem 3 acidentes frequentes em postos de combustível: explosão, emissão tóxica e incêndio, sendo a primeira a única que não é possível identificar com antecedência.

Para evitar tais acidentes, a NR20 impõe aos clientes algumas regras que devem ser sempre respeitadas e que estão visíveis em todo o posto. As principais são: desligar o carro, não fumar durante o abastecimento, não utilizar celulares e nunca usar recipientes inadequados para abastecer. O funcionário deve alertar e cobrar essas normas de todos clientes, sendo supervisionado pelo gestor sempre que possível.

Agora que você já sabe como garantir a segurança em postos de combustível, aproveite para conferir nossas dicas sobre como administrar seu posto de combustível com sucesso! Até o próximo post!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “Segurança em postos de combustível: 3 dicas para um posto mais seguro!”

  1. Josenildo ribeiro carvalho disse:

    Muito bom! Gostei.

    1. admin disse:

      Olá Josenildo, boa tarde.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você.

      Fique sempre ligado no Blog do Minaspetro para assuntos importantes sobre a atividade da Revenda.

      Atenciosamente,
      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!