Câmera de vigilância: como ela pode garantir a segurança do seu posto de combustível?

Elas realmente vieram para ficar e rapidamente se tornaram grandes aliadas dos empresários. As câmeras de segurança todos os dias cumprem o seu papel de vigiar e registrar o que acontece no seu raio de alcance.

Sua utilização oferece vantagens explícitas, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de sua aquisição para que se faça a escolha mais adequada. Para isso, conhecer esse equipamento é essencial nessa decisão.

Continue a leitura deste post e saiba como a câmera de vigilância pode garantir a segurança do seu posto de combustível!

Como funciona o monitoramento de imagens?

Um sistema de monitoramento de imagens, em termos gerais, é composto por uma ou mais câmeras que levam o sinal até um equipamento central. Esse, por sua vez, disponibiliza o sinal para sua visualização em uma tela.

Para esse trabalho existem 2 tipos básicos de câmera de segurança: a analógica e a digital (chamada IP). Os dois tipos podem atender ao seu posto, com algumas diferenças entre eles.

A câmera analógica necessita de cabos que façam a conexão com o restante do equipamento. Assim, o sistema deve ser cabeado de cada câmera para a central em que são feitas as gravações, assim como para cada ponto onde se quer visualizar em tempo real.

Por sua vez, a câmera digital via IP opera com dispositivos de rede, podendo utilizar as instalações já existentes, bastando definir as estações de trabalho que podem ter acesso.

A câmera analógica trabalha com um circuito interno, sendo acessada pelos monitores. Por sua vez, a câmera digital via IP pode ser acessada a partir de qualquer ponto e por meio de qualquer dispositivo, inclusive um aparelho celular.

Finalmente, a qualidade da imagem digital é muito melhor do que a analógica e permite que a imagem seja ampliada sem deformação.

Pelas diferenças existentes entre os sistemas analógico e digital, os custos também diferem. Assim, o sistema digital via IP é mais caro do que o analógico.

Quais são os melhores sistemas para o seu posto?

Qualquer um dos sistemas de câmeras de segurança pode atender às necessidades de um posto de combustível. Ressalta-se que, havendo grande número de instalações como nos postos em rodovias, o sistema digital via IP pode ser preferível e oferecer mais aproveitamento dos seus recursos.

Por outro lado, em postos menores o sistema analógico pode atender muito bem às necessidades de segurança do estabelecimento. Além disso, como visto, seu custo será inferior.

Em qualquer dos casos, a avaliação de uma consultoria especializada em sistemas de segurança será de grande valia. Uma análise profissional das condições locais específicas, das necessidades e dos desejos do empresário indicará o sistema mais recomendado.

Quais são as vantagens das câmeras de segurança no posto?

Quando instalado, mantido e operado em condições adequadas, um sistema de câmeras de segurança oferece benefícios significativos ao posto de combustível. Embora novos modelos possam oferecer uma ou outra vantagem diferencial, os principais benefícios são:

  • inibição das intenções criminosas pela presença física das câmeras e dos avisos locais de ambiente em permanente filmagem;

  • satisfação dos clientes com o ambiente mais seguro;

  • visualização e acompanhamento em tempo real das diversas situações e dos ambientes capturados pelas câmeras;

  • armazenamento das imagens para registro e posterior utilização para fins administrativos ou investigativos quando da ocorrência de delitos, como assaltos.

Dessa forma, a câmera de vigilância é um instrumento aliado do empresário no esforço de garantir vigilância necessária e permanente no posto.

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e saiba tudo o que você precisa para seu posto de combustível!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

5 comentários em “Câmera de vigilância: como ela pode garantir a segurança do seu posto de combustível?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!