Saiba como ter um posto de combustível seguro

Manter um posto de combustível seguro é essencial para preservar a qualidade de vida dos funcionários, assim como dos clientes que frequentam o local. Por ser um ambiente considerado periculoso, é de extrema importância tomar alguns cuidados para evitar qualquer tipo de acidente, por mais simples que seja.

Com isso, podemos perceber que usar apenas os equipamentos de proteção individual (EPI) é insuficiente, já que existem outros métodos que devem ser implementados e seguem as normas de segurança do trabalho, garantindo o bom funcionamento do posto.

Quer descobrir, de uma vez por todas, como manter o seu posto de combustível seguro? Confira, a seguir, algumas dicas que te mostrarão os melhores procedimentos!

Coloque alertas visuais de cuidados

Ainda que a maioria das pessoas saiba que um posto de combustível é local repleto de riscos, alguns clientes precisam ser alertados de todas as maneiras possíveis. Por isso, colocar alertas visuais próximos a bombas de combustível, por exemplo, é uma das obrigações de um posto de combustível.

Lembre-se de priorizar as placas de “proibido fumar” e “desligue o celular”, entre outros avisos que ajudam a preservar a segurança de todos no local. Essas mesmas placas podem ser posicionadas nos lugares de maior risco, alertando para a presença de eletricidade, elementos inflamáveis, piso molhado, etc.

Nessas horas, informação extra nunca é demais!

Treine constantemente os funcionários

Seguir todas as normas de segurança é importante, mas elas apenas funcionarão diante de uma equipe bem treinada. Sem dúvidas, todos os funcionários devem estar aptos a usar um extintor de incêndio, caso seja necessário.

Assim, oferecer treinamentos de segurança periódicos é a única maneira de reciclar o aprendizado necessário para o correto manuseio de equipamentos, uso adequado dos uniformes, comportamentos, além de questões que dependem de conhecimentos específicos sobre segurança.

Realize inspeções regularmente

As inspeções são ações que ajudam a identificar problemas na segurança de um posto, envolvendo a capacitação dos colaboradores, qualidade do combustível, planos de prevenção, análises de risco, manutenções e outras medidas que auxiliam na fiscalização.

Fazer inspeções regularmente é uma obrigação, cujos procedimentos precisam ser documentados, além de respeitar prazos e checar responsabilidades previamente estabelecidas.

Disponibilize EPI e EPC

Se você tem um posto de combustível sabe que o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) não são mera formalidade.

Considerando que este local de trabalho proporciona contato direto com substâncias tóxicas e inflamáveis, é importante que todos os funcionários usem macacões impermeáveis, calçados e luvas apropriadas, além de máscaras que assegurem sua segurança pessoal.

Além disso, conforme previsto em lei, um posto de combustível seguro sempre possui placas de sinalização e kit de primeiro socorros, assim como outros equipamentos que ajudem na proteção coletiva. Lembre-se ainda de verificar a data de validade dos extintores de incêndio e se estão todos em boas condições de uso.

Como mostramos, existem várias medidas que podem te ajudar a tornar um posto de combustível seguro para todos.

Pronto para checar se você já colocou todas essas sugestões em prática? Conhece ou utiliza outro procedimento não citado para aumentar a segurança do posto? Deixe o seu comentário!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Saiba como ter um posto de combustível seguro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!