Postos de combustíveis: como atrair clientes mesmo com a alta dos preços

O estilo de vida contemporâneo e as facilidades tecnológicas moldaram os costumes dos consumidores. Eles estão cada vez mais bem informados e atualizados com as novidades que surgem. Assim, é preciso pensar não só em como atrair clientes, mas também em alternativas que garantam chances reais de fidelizá-los.

Além disso, sob a influência da competitividade, cujas vertentes sinalizam a necessidade de novas estratégias de fidelização, o consumidor moderno está se tornando mais exigente e alinhado com os interesses que possam lhe garantir algum benefício.

Sendo assim, se você está em busca de sugestões para otimizar a retenção de clientes em seu posto de combustível, você está no caminho certo. Continue a leitura e descubra por quê. Vamos lá?

Treine seus colaboradores

Os seus colaboradores precisam estar cientes de que a base de todo negócio passa, inicialmente, pelo atendimento ao consumidor. Ou seja, independentemente do ramo de atuação, essa primeira impressão do cliente diante do contato inicial pode ser determinante para a decisão de voltar ou não ao estabelecimento.

Nesse sentido, treinar seus colaboradores para oferecer um atendimento com uma qualidade acima da média é um passo essencial para que eles entendam a importância de como atrair clientes para superar esses tempos de crise.

Crie um clube de vantagens

Ofereça um cartão fidelidade e proponha alternativas interessantes para atrair o seu cliente. Considere a alternativa de criar um Clube de vantagens, caso você ainda não tenha. Essa estratégia tem sido bem aceita e tem trazido bons resultados para os empreendedores que objetivam a retenção e a fidelização de seus consumidores.

Torne o local mais atrativo e seguro

Procure manter seu posto bem iluminado, principalmente durante a noite. Isso garantirá mais segurança e conforto aos seus clientes e fará com que eles não se sintam receosos de utilizá-lo fora do horário comercial.

Cuide também da limpeza e da organização da su​a loja de conveniência. Oriente seus funcionários para deixá-la sempre limpa e abastecida com os produtos mais procurados. Além disso, a oferta de brindes e cortesias pode ser um atrativo a mais para que os usuários deem preferência ao seu estabelecimento.

Invista em estratégias de marketing digital

Promover produtos e ofertas por meio de estratégias de marketing digital é uma importante medida para garantir a notoriedade de sua marca e divulgar seus serviços, principalmente entre o público mais jovem e que permanece mais tempo conectado.

Tais campanhas também ajudam a fortalecer a sua marca e a melhorar a imagem do seu negócio perante a concorrência.

Supere a expectativa do cliente

Garantir a excelência no atendimento é um fator determinante para viabilizar a retenção de clientes antigos e a conquista de novos. Assim, diante de um cenário de crise, como é a realidade do mercado brasileiro, o universo corporativo precisa pensar em mudanças estruturais para garantir o retorno de clientes que utilizam serviços de alta rotatividade, como os que são oferecidos num posto automotivo.

Nesse sentido, buscar a melhoria na receptividade, procurar ser gentil no esclarecimento de eventuais dúvidas e prestar uma orientação adequada a quem passa por seu estabelecimento é fundamental. Essas medidas essenciais para superar a expectativa do cliente e influenciar, de forma positiva, a visão dele em relação ao atendimento em sua empresa.

Logo, o empreendedor que fornece serviços de primeira necessidade já tem um crédito a seu favor: os clientes já estão ali. Basta, então, considerar os aspectos que precisam ser melhorados para efetivar o processo de retenção deles e, com isso, maximizar as chances de melhorar a lucratividade e o reconhecimento da qualidade de seus serviços.

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