5 dicas de ouro para reduzir os custos do posto de combustível

O controle de custos em uma empresa é crucial para o sucesso do negócio. Afinal, somente assim é possível acompanhar todos os gastos, identificar desperdícios, encontrar oportunidades de melhorias e aprimorar seu planejamento.

Em tempos de crise, no entanto, não basta fazer um simples acompanhamento dos processos: para que o seu posto de combustível se mantenha competitivo, é preciso analisar detalhadamente cada ação colocada em prática e encontrar meios de reduzir esses custos.

No artigo de hoje, vamos oferecer algumas dicas para ajudá-lo a reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu negócio. Confira:

1. Conheça todos os custos

O primeiro passo para reduzir os custos do posto de combustível é conseguir identificar quais são eles. Nesse caso, vale a pena fazer uma revisão do orçamento, analisando todos os gastos, verificando se estão sendo lançados adequadamente e se algum tem sido negligenciado nos registros.

Essa tarefa é importante, pois esse levantamento torna possível saber quais custos são supérfluos, quais podem ser eliminados e quais não podem ser reduzidos – pois comprometeriam a qualidade do serviço, por exemplo. Assim, o gestor passa a ter informações mais confiáveis para tomar suas decisões.

2. Envolva os colaboradores

Deixar a equipe consciente a respeito das economias que precisam ser feitas, bem como a importância disso para o negócio também é uma excelente forma de reduzir os custos do posto de combustível. Nesse caso, vale a pena estimular o consumo consciente – de água, energia, papel, copos descartáveis, entre outros – e solicitar ideias que, quando colocadas em prática, ajudem a promover a diminuição dos gastos.

3. Automatize os processos do posto de combustível

Quando a meta é reduzir os custos, as primeiras coisas que são cortadas são os investimentos. Porém, no caso da tecnologia, além de obter o benefício da redução de custos, um sistema de gestão proporciona diversas vantagens.

Entre elas, podemos citar mais agilidade na execução dos processos, menor incidência de erros, mais confiabilidade e segurança das informações e redução de desperdícios – de tempo, recursos, mão de obra, materiais –, por exemplo.

Além disso, muitas soluções permitem a geração de relatórios, que ajudam o gestor a acompanhar melhor seus processos e fornecem uma base bem sólida e confiável para a tomada de decisões.

4. Renegocie com fornecedores

A renegociação com fornecedores tem um papel fundamental na redução de custos. Vale a pena tentar obter melhores condições de pagamento e redução nos preços – ou mesmo obter os mesmos preços, no caso de compras com um volume menor.

Essa ação é especialmente importante quando há alguma pendência nos pagamentos, que incorrem em cobranças de juros. Assim, o ideal é tentar uma redução das taxas ou uma condição mais favorável para pagamento.

5. Planeje os estoques

Na grande maioria dos casos, um posto não oferece apenas o combustível para seus clientes. Também são vendidos óleos e lubrificantes, por exemplo, além de outros produtos relacionados ao negócio. É preciso lembrar que esses estoques também precisam ser bem controlados, visto que, no caso de excessos, além de gastar uma fatia maior do capital, existe o risco de perdas e acúmulo de produtos. Logo, o ideal é controlar as saídas dos materiais para dimensionar melhor as compras que serão feitas.

Como você pode ver, existem diversos meios de reduzir custos no posto de combustível sem diminuir a quantidade de colaboradores. Para isso, basta que o gestor analise bem o seu negócio e procure oportunidades de melhorias que ajudem a promover essas reduções.

Agora que você já sabe como reduzir os custos, que tal investir no planejamento do seu negócio? Confira agora nossas dicas sobre como fazer planejamento estratégico em um posto de combustível!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!