O que fazer para atender vários tipos de clientes?

Seu posto de combustível precisa ter uma equipe de atendimento preparada para todo tipo de cliente. Alguns são muito fáceis de lidar — mas outros, nem tanto.

Considere capacitar seu pessoal para a arte de atender bem. Como ninguém é de ferro, é preciso estar realmente apto para entender alguns tipos que aparecem. Só nunca se esqueça de que são seus clientes: merecem respeito.

Para facilitar as coisas para você, acompanhe este post, conheça os 7 principais tipos de clientes e saiba o que fazer para atendê-los.

Cliente colaborador

O cliente colaborador é aquele que gosta de participar. Em geral, daria um bom funcionário e, na verdade, parece mesmo que gostaria de trabalhar no seu posto.

Esse tipo de cliente, sempre que encontra uma possibilidade, providencia uma recomendação de melhoria para o seu posto. Pode ter boas ideias, uma vez que considera realmente o melhor para o estabelecimento. Assim, sempre leia e ouça o que ele deixar como sugestão.

Cliente irritado

De modo geral, a irritabilidade brota quando o cliente sente não ter sido bem tratado. Mas é bem comum que ele apresente suas reclamações de forma clara.

Pedir desculpas de forma educada e sincera ao cliente pelo mal-entendido costuma ser o grande passo para a solução do dissabor acontecido. Os esforços nessa direção exigem um pessoal bem treinado.

Cliente bem-humorado

Este é um dos tipos de clientes mais simpáticos. Sempre bem comunicativo e alegre, pode dar um certo trabalho com a gestão do tempo, pois costuma desviar o foco do vendedor.

No entanto, como no posto de combustível a venda é direta para esse produto, esse cliente não atrapalha. Na verdade, enquanto abastece, o frentista pode dialogar sem qualquer perda e aproveitar o bom-humor do cliente.

Cliente apressado

O cliente apressado costuma estar ansioso e deseja ser atendido logo e com eficiência. Algumas pessoas estão permanentemente nessa condição, enquanto outras se apresentam assim por força de alguma circunstância.

De qualquer modo, o atendente deve perceber a pressa e, com o cuidado devido, buscar atender rapidamente este tipo de cliente. Ao falar, deve manter diálogos curtos — como quem não quer perder tempo.

Cliente satisfeito

Este é um dos melhores tipos de cliente, porque é sincero sem ser depreciador. Na verdade, quando aponta alguma deficiência, age como quem recomenda com vistas a ajudar.

Satisfeito com os serviços e produtos que já conhece, é um grande parceiro, citando o posto sempre que surge a oportunidade e atraindo mais clientes. Quase sempre está aberto a novos produtos no seu estabelecimento.

Cliente presunçoso

O cliente presunçoso está entre os tipos de clientes “sabe-tudo”. Já desce do veículo tecendo considerações sobre qualquer coisa: sabe que vai ventar, qual a solução para a economia do país e as características do aditivo da gasolina.

Para lidar com esse tipo, o frentista deve evitar enfrentar ou contestar as considerações que ouvir do cliente. O presunçoso deseja ser admirado e elogiado.

Cliente grosseiro

Um cliente grosseiro talvez seja o mais difícil de se lidar. Suas colocações são de mal gosto e quase sempre magoam.

Quando possível, o frentista deve atender logo esse tipo e evitar muita conversa. Assim, mantendo-se consciente de que não deve reagir às grosserias do cliente, reduzir o tempo de estadia no posto desse cliente é o melhor caminho.

Depois deste post sobre tipos de clientes, saiba porque se preocupar com a satisfação de seu público também!

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