Veja 5 dicas para fazer uma gestão de estoque de combustíveis eficiente!

Em qualquer empreendimento, a qualidade da gestão impacta tanto sua rentabilidade quanto sua longevidade. Logo, tal preceito se aplica aos postos de combustíveis, nos quais é necessário lidar, de forma hábil, com vários recursos e clientes. Uma das tarefas mais importantes é a gestão de estoque de combustíveis, já que essa é a principal mercadoria nesse tipo de negócio.

Na prática, essa é uma tarefa mais difícil do que aparenta ser. Mas, se você tiver o direcionamento certo e planejar-se de acordo, poderá fazer essa gestão de forma eficiente, garantindo, ao longo do tempo, o melhor retorno possível e resultados mais satisfatórios para o seu negócio.

Para ajudá-lo, trouxemos aqui algumas dicas de como fazer a sua gestão de estoque de combustíveis com maior eficiência. Confira!

1. Conheça sua demanda

O primeiro passo para fazer a gestão de uma mercadoria ou de um serviço é saber qual é a demanda esperada. Sem isso, corre-se o risco da criação de um estoque muito grande ou muito pequeno, o que leva a uma perda de recursos. Com o intuito de evitar esse problema, você deve realizar um estudo da demanda, principalmente se seu posto for 24h, acompanhando os pedidos feitos pelo público e usando esses números como uma base para tomar futuras decisões.

2. Monitore os tanques

No dia a dia, uma ação crucial para a gestão de estoque de combustível é observar o estado dos tanques. Caso o volume fique bem baixo ou a demanda esteja diferente do esperado, você deve entrar rapidamente em contato com seus fornecedores, a fim de ajustar o próximo pedido. Tenha em mente que fatores externos, como a temperatura, também podem afetar a medição de volume, sendo fundamental efetuar cálculos mais precisos, além de alguns ajustes.

3. Faça a manutenção dos componentes de armazenagem

Quando há algum problema no tanque de armazenamento ou na bomba de combustível, existem boas chances de que ocorra um vazamento ou uma contaminação do estoque, reduzindo sua qualidade para o cliente final. Por isso, é essencial fazer verificações de rotina em todos os seus equipamentos, de modo que qualquer defeito possa ser encontrado e corrigido antes de impactar negativamente o seu negócio.

4. Invista em automação

A gestão de estoque de combustível pode ser muito mais fácil se você utilizar algum recurso de automação. Por exemplo, um sistema de gestão capaz de notificar quando for o momento de executar uma inspeção de rotina, ou então de acompanhar a medição de todas as bombas ao mesmo tempo, poupa-lhe parte do trabalho e facilita sua tomada de decisões.

5. Escolha bons fornecedores

Para permanecer fornecendo um serviço útil aos clientes, é preciso contar com bons fornecedores de combustível. A qualidade do atendimento, a rapidez de resposta e a segurança durante o fornecimento são características bastante importantes nessa parceria e que fazem toda a diferença na eficiência da sua gestão.

Com essas dicas, você já pode melhorar a sua gestão de estoque de combustíveis: ao adotar tais medidas, você terá maior facilidade para fazer sua precificação e controlar o volume de produto fornecido.

Gostou do conteúdo? Quer continuar recebendo dicas para aprimorar seu posto de combustíveis? Então, assine nossa newsletter!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!