4 dicas de marketing digital para postos de combustível
O momento econômico atual talvez não permita grandes investimentos na divulgação de seu posto de combustível pelas mídias tradicionais, no entanto, isso não significa que você deva abrir mão de vez das estratégias de marketing!
Menos custoso e, frequentemente, mais eficaz que outros métodos, o marketing digital está se tornando uma ferramenta obrigatória para qualquer empresa que deseja acompanhar as tendências do mercado e conquistar novos clientes.
Ao contrário das mídias tradicionais, que abrangem o público de maneira indiferenciada, o marketing digital permite um alcance seletivo, focado nos seus potenciais clientes. Essa metodologia é capaz de gerar um retorno mais rápido e com baixo custo. O próprio gestor pode gerenciar sua estratégia de marketing digital, avaliando progressivamente o nível de investimento necessário para seu sucesso.
Para continuar crescendo, é importante que os postos de combustível reinventem seu negócio e ofereçam diferenciais. Para ajudar nessa empreitada, nós elaboramos quatro dicas de marketing digital que vão surpreender seus clientes!
Utilize redes sociais
Uma das principais estratégias de marketing digital é o uso de redes sociais. As redes permitem à empresa a criação de um vínculo com os usuários, facilitando o processo de fidelização de clientes.
A dica no uso das redes sociais é publicar conteúdo interessante e relevante, não focando sua interação estritamente na divulgação de produtos e serviços. Você deve formular uma estratégia clara para fazer um bom uso das redes sociais, planejando postagens diárias e objetivos a médio prazo.
Conheça o seu público
Existem muitas redes sociais. Em quais delas você deve estar presente?
Para responder essa pergunta, é preciso conhecer bem o seu público. Qual sua idade? Como ele utiliza a internet? Que locais frequenta? Qual a sua formação?
Não se preocupe em participar de todas as redes sociais, mas sim em oferecer uma divulgação e interação de qualidade naquelas onde sua empresa estiver. Cada rede social oferece um método diferente de interação, podendo atrair diferentes tipos de usuários. Crie pesquisas de opinião e participe das redes mais relevantes para o seu público.
Mantenha um site ou blog
Além de marcar presença nas redes sociais, outro investimento interessante para seu posto de combustível é a manutenção de um site ou blog.
A página deve conter as informações institucionais da empresa e seções específicas para comentar sua missão ou valores. Informações de localização e contatos são indispensáveis! Além disso, o site deve contar com um canal de comunicação com a empresa, informações sobre a equipe e uma área para que interessados possam se candidatar a possíveis vagas de emprego.
O site ou blog deve ser sempre atualizado, ainda que com uma frequência menor que as redes sociais. Aproveite para promover informações que mostrem os seus diferenciais em relação aos concorrentes. Por exemplo:
- Ações sociais promovidas pelo posto de combustível;
- Ações de sustentabilidade, como reutilização de água ou economia de energia;
- Dicas úteis sobre como economizar combustível, calibrar os pneus de forma correta, o que analisar antes de viajar, como verificar a água do radiador, como trocar o óleo corretamente etc.
Sua página é um ótimo canal para você capturar e-mails, criar uma lista e se relacionar de forma mais pessoal com os clientes.
Interaja diariamente
Para criar e manter um bom relacionamento com os seus clientes no universo online, é indispensável que você tenha uma rotina regular de publicações, seja nas redes sociais, site ou blog. Crie postagens interessantes, que transmitam os valores de sua empresa e informem sobre suas atividades.
Promover a interação na sua página ou blog é um caminho certeiro para a fidelização de clientes. Crie enquetes, divulgue promoções, incentive comentários. Responda a todas as mensagens de seus clientes com rapidez e gentileza, com cuidado especial para atender dúvidas e reclamações.
E você, já utiliza o marketing digital no seu posto de combustível? Tem alguma dúvida ou gostaria de acrescentar outras dicas de marketing digital que você utiliza? Participe deixando abaixo o seu comentário!
Muito bom seu artigo, só conteúdo de qualidade, parabéns pelo site, além do design estar fantástico o seu conteúdo também está muito bom, Sucesso sempre!!
Muito bom o artigo, parabéns por mais esse conteúdo super relevante. grande abraço e sucesso sempre
Muito obrigado por nos seguir!
ótimo artigo, muito bem escrito. Muito sucesso para você
Nós é que agradecemos por seguir o nosso blog! É muito importante para nós saber que as informações estão sendo úteis.
muito bom 🙂
Gostei bastante do artigo ! Parabens….!
Olá Cleber.
Que bom que gostou do nosso conteúdo.
Fique ligado no Blog do Minaspetro para mais temas como esses.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação do Minaspetro
Muito boas dicas!
Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.
Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br