Rio 2016: 4 dicas para um atendimento medalha de ouro
Dia 5 de agosto de 2016: data de estreia dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Há dez anos, um cenário como esse era inimaginável para a população brasileira. Para se ter uma ideia, a previsão é de que o Brasil receba, aproximadamente, um milhão de turistas por todo o país. Para o gestor de negócios, Rio 2016 pode ser uma oportunidade de ouro para aumentar o faturamento e, quem sabe, fazer a empresa crescer.
Acontece que, para toda oportunidade, existem também as responsabilidades — afinal, nada cai do céu. Para pegar a crista dessa onda é preciso que o gestor adote uma série de medidas de melhoria, principalmente no atendimento, para garantir um bom retorno desse período excepcional.
Por isso, aproveitando o momento dos jogos olímpicos, resolvemos apresentar quatro dicas para que você ofereça um atendimento de ouro no Rio 2016! Confira!
Capacitar nunca foi tão importante
A base para o bom atendimento é a comunicação, portanto, é indispensável que você aposte na capacitação dos profissionais do negócio. Em primeiro lugar, eles precisam conhecer uma segunda língua, principalmente o inglês. Assim, você pode aumentar as chances de sucesso, pois os turistas serão bem recepcionados.
Além disso, é indispensável que eles conheçam todos os produtos ou serviços oferecidos, pois devem ser capazes de apresentar os principais benefícios para convencer o público.
Criar boas e velhas ações promocionais
Não poderia ser diferente. As olimpíadas serão um excelente mote para acionar campanhas publicitárias ou promocionais temáticas, e a sua empresa não pode ficar de fora dessa. Procure produtos que podem ser ofertados com descontos, formule brindes temáticos — que, certamente, serão um sucesso entre os estrangeiros —, e aposte nesse tipo de ação.
É importante lembrar que o objetivo é vender em larga escala, afinal, há um movimento muito maior do que o de costume. Por isso, a promoção é rapidamente revertida em mais lucratividade para o gestor.
Conhecer o público é um diferencial
Além de conhecer o público-alvo habitual, o que, na verdade, é uma obrigação para todas as empresas, é fundamental que você descubra um pouquinho mais sobre a cultura de outros países nesse tipo de data e, é claro, passe essas informações para todos os colaboradores — voltando ao nosso primeiro item, a capacitação.
Procure se inteirar sobre os costumes de outros povos para oferecer um atendimento mais personalizado e cordial. Assim, as chances de satisfazer o seu novo público são muito maiores!
Apostar em uma cultura forte
Falando em cultura, é preciso não só conhecer os costumes de outros países, mas, principalmente, reformular a cultura organizacional. Todos os colaboradores precisam estar cientes da importância do bom atendimento, e isso só é possível se for criado um ambiente propício e estimulante.
Por isso, esse pode ser um momento oportuno para revisar o planejamento estratégico e repensar a cultura organizacional da empresa, para que as olimpíadas Rio 2016 não sejam apenas uma experiência passageira, mas, sim, um legado para o seu negócio!
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