Afinal, o que um dono de posto de combustível deve fazer para ter sucesso?
Diante de uma acirrada concorrência no mercado, uma das principais indagações de um dono de posto de combustível é exatamente o que fazer para se diferenciar em busca do sucesso.
Além de ofertar produtos de qualidade, um atendimento impecável e a origem comprovada dos combustíveis, existem outras medidas que contribuem na construção da credibilidade e confiança, aspectos fundamentais na captação e fidelização dos clientes.
Quer dar um upgrade em seu negócio? Então continue lendo o nosso post e conheça algumas orientações imperdíveis. Confira!
Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é essencial para manter as contas em dia. Do pedido de combustíveis ao respeito à legislação, passando pelo controle do estoque, tudo deve estar devidamente sincronizado.
Atualmente, a utilização de um software de gestão integrada é fundamental para um dono de posto de combustível. Por meio da tecnologia, é possível acompanhar os índices administrativos com mais exatidão, obtendo ainda relatórios de desempenhos bem apurados que auxiliam nas tomadas de decisões. Isso otimiza o tempo e reduz os custos operacionais.
Além disso, o planejamento contribui para manter o fluxo de caixa sob controle, sem que possíveis interferências causem um rombo na empresa. Ou seja, trata-se de uma atitude que traz resultados.
Invista na capacitação dos colaboradores
Como os preços dos combustíveis são quase iguais entre os postos, o que faz a diferença entre um estabelecimento e outro? Uma resposta certeira é exatamente a qualidade do atendimento e nível de conhecimento dos colaboradores.
Para manter os seus funcionários sempre atualizados e com aprendizados que reverterão em soluções no atendimento aos clientes, nada melhor do que a oferta de cursos e capacitações.
Por isso, os treinamentos devem sempre ser valorizados por um dono de posto de combustível como um investimento com retorno garantido. Incentive seus colaboradores e forme uma equipe impecável no atendimento. Oferte o melhor, desde a simpatia no primeiro contato até o conhecimento sobre as peças dos veículos automotores.
Ofereça um ambiente seguro
Atualmente, a segurança é um item muito valorizado pelos clientes de postos de combustíveis. Por isso, uma boa dica é você contar com câmeras de monitoramento e também seguranças, mesmo que sejam terceirizados.
São investimentos que contribuem com a presença cada vez maior de clientes, pois eles se sentirão tranquilos tanto no momento de abastecer quanto na hora de usufruir da sua loja de conveniência.
Invista no marketing digital
Como os clientes estão sempre conectados por meio dos celulares, outra ação importante para um dono de posto de combustível é exatamente o investimento em marketing digital.
Explore as redes sociais! Tenha um site e blog com conteúdos de qualidade, faça vídeos destacando as qualidades do seu estabelecimento e explore também as vantagens dos produtos comercializados.
Muitas vezes, os próprios fornecedores podem ser parceiros nas ações de marketing, destinando materiais que poderão ser utilizados em seus canais de comunicação.
Crie programas de fidelidade
Que cliente não gosta de abastecer em um posto de combustível que sorteia brindes e até mesmo carros 0 Km? Ao criar vantagens para manter os seus consumidores sempre por perto, como um programa de fidelidade, certamente o movimento será intensificado.
Você pode sortear uma quantidade X de litros de gasolina ou álcool, vale compras, troca de óleo, lavagem dos carros. Enfim, use a criatividade e faça os clientes sempre voltarem! Assim, com certeza o seu negócio como dono de posto de combustível estará empenhado na construção de uma credibilidade que se converterá em sucesso!
E aí, gostou do nosso post? Quer sempre receber informações relevantes sobre o mundo dos postos de combustíveis? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!