Brasil tem novas regras para manutenção de carros elétricos e híbridos

18/11/2025

Fonte: CNN

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) divulgou recomendações a respeito do reparo e manutenção de veículos elétricos. O documento de 14 páginas divide os mecânicos em três níveis de atuação.

O projeto da ABNT foi elaborado pela Comissão de Estudo de Inspeção, Reparação e Manutenção de Veículos Elétricos em nove reuniões entre 2023 e 2025.

Ainda segundo a ABNT, a “publicação contém uma coletânea de informações podendo ser oriundas de pesquisas técnicas, trabalhos internacionais ou reflexo do estado da arte em relação a um assunto específico”.

Em trecho do documento do qual a reportagem teve acesso, na íntegra, o texto ressalta que o mecânico executor dos serviços de manutenção de carros elétricos deve ser capacitado no veículo em que vai reparar.

Entre as instruções, a Associação recomenda sobre saber utilizar os equipamentos adequados, as instalações e os sistemas de segurança pessoal e coletivo, no campo ou na oficina.

Escolaridade e atuação para o mecânico automotivo:

  • Nível 1

Escolaridade e experiência: deve ter pelo menos o 5° ano do ensino fundamental e quatro anos como ajudante ou dois anos como mecânico automotivo.

Atuação: Deve atuar somente na reparação da parte mecânica ou do interior do veículo.

  • Nível 2

Escolaridade e experiência: Ensino médio completo com curso profissionalizante na área de elétrica/eletrônica automotiva. Dois anos como ajudante ou um ano como mecânico automotivo

Atuação: Atuar na reparação da parte mecânica do veículo, elétrica de baixa tensão (12 V) e dar suporte operacional a mecânico de veículo propelido a eletricidade Nível 3.

  • Nível 3

Escolaridade e experiência: Ensino técnico ou superior completo na área de tração elétrica automotiva. Um ano como mecânico automotivo de tração elétrica (alta-tensão e bateria automotiva)

Atuação: Atuar na reparação da parte mecânica do veículo, elétrica de baixa tensão (12 V), elétrica de alta-tensão, remoção e instalação do motor e bateria de tração e gerenciar as atividades operacionais em geral.

Regras para os profissionais

Além de cumprir com as exigências escolares e profissionais, os mecânicos também precisam cumprir com algumas capacitações, de acordo com o documento da ABNT.

A norma pede para que o mecânico de veículo elétrico deve, formalmente, ter obtido resultado satisfatório em instituições de formação ou treinamento especializado no conteúdo desta Norma, com carga horária mínima de 160 horas, ou mínimo de dois anos de experiência na função de mecânico automotivo.

Além disso, o profissional deve ter treinamento e comprovar formalmente a realização e a certificação de acordo com a legislação vigente com duração mínima de 40 horas.

“O mercado brasileiro de veículos elétricos está crescendo rapidamente. Esse movimento exige profissionais preparados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão”, justificou o presidente da ABNT, Mário William Esper.

Ele ainda ressaltou que em 2024 houve um aumento de 89% nas vendas, e em 2025 o volume já ultrapassou 126 mil unidades produzidas.

Notícias Relacionadas

|

18 novembro
O discurso aconteceu na plenária que marca o início da segunda semana da COP30, na qual as discussões, antes técnicas, passam a ser tratadas

|

18 novembro
Expectativa é que Andrei seja questionado tanto sobre a atuação da PF no enfrentamento ao crime organizado quanto sobre trechos do projeto. Na visão

|

18 novembro
Mecânicos precisam cumprir com algumas capacitações, de acordo com o documento da ABNT.

|

17 novembro
Logo na abertura, o Cade informou que está reunindo o material escrito e as apresentações encaminhadas à consulta pública e que contratará um acadêmico