Fraude em combustíveis já fez mais de 600 mil vítimas

02/12/2025

Fonte: CBN

Mais de 600 mil pessoas no Brasil foram vítimas de golpes envolvendo combustível adulterado. Isso só no ano passado. Mas boa parte das pessoas que são vítimas desse crime não sabem nem por onde começar uma denúncia.

O diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Pietro Mendes, dá o passo a passo de como fazer uma denúncia para a agência, que é uma das responsáveis pela fiscalização.

‘Pode procurar a ANP, nós temos vários canais, temos canais nas redes sociais. A gente tem um 0800 em que nós recebemos essas reclamações dos consumidores e elas vão subsidiar o nosso sistema de inteligência da fiscalização.

Então, se algum posto é apontado por algum tipo de desvio suspeito, nós vamos juntar com as outras informações que nós temos sobre aquele posto e vamos fazer uma ação de fiscalização naquele posto em que vão ser checadas a qualidade do combustível, a quantidade também’.

Há outros tipos de fraude que podem ser denunciadas. O Procon, por exemplo, recebe denúncias contra o direito do consumidor, como a propaganda enganosa. O Inmetro pode ser acionado quando a suspeita é de que a bomba está adulterada e entrega menos combustível do que aparece no visor. E, claro, a polícia também pode ser acionada em alguns casos.

O número da ANP para as denúncias é o 0800 970 0267.

Notícias Relacionadas

|
3 dezembro
Tema continua a reverberar também em Brasília, com expectativa de avanço do projeto de lei contra o devedor contumaz
|
3 dezembro
A diversidade de combustíveis é um desafio para a fiscalização que demanda novas ferramentas.
|
3 dezembro
Nunca antes um presidente tomou posse na Casa Branca prometendo uma expansão tão rápida da perfuração de petróleo e gás nos Estados Unidos como
|
2 dezembro
Tese tributária está em debate no STJ e julgamento foi suspenso; 8 ministros ainda irão votar