Os contratos futuros do petróleo fecharam em forte alta nesta terça-feira, retornando ao maior nível desde novembro, com investidores embutindo maior prêmio de risco geopolítico nos preços da commodity diante da escalada de tensões no Irã.
Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá tarifar em 25% os produtos de países que negociarem com o país islâmico e incentivou os iranianos a continuarem as manifestações contra o regime do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
O Irã é o quarto maior produtor de petróleo da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) e investidores temem possíveis interrupções na oferta da commodity com uma eventual intervenção americana.
No fechamento, o petróleo tipo Brent (referência mundial de preço, utilizada pela Petrobras) com vencimento em março teve alta de 2,50%, cotado a US$ 65,47 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). O WTI (referência americana) com entrega prevista para fevereiro subiu 2,77%, a US$ 61,15 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

