Entre os dias 17 e 28/11, a ANP fiscalizou o mercado de abastecimento em 18 unidades da Federação. Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis e lubrificantes.
No período, merece destaque a ação conjunta da ANP com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), na qual foram analisadas 69 amostras de combustíveis por meio do uso do equipamento espectrofotômetro FTIR e do laboratório móvel do MP-RS. O equipamento permite a identificação, em campo, da presença de metanol na gasolina e no etanol e do percentual de biodiesel adicionado ao óleo diesel.
Os agentes econômicos fiscalizados em operações que ainda estão em andamento não foram incluídos na planilha, de forma a preservar o sigilo das ações. Nesses casos, a planilha será atualizada com a inclusão dos dados após o término da respectiva operação.
Veja abaixo mais informações sobre as principais ações realizadas nas unidades federativas do país:
Minas Gerais
Foram vistoriados 36 postos de combustíveis, em João Monlevade, São Domingos do Prata, Florestal, Santo Antônio do Monte, Boa Esperança, Três Pontas, Martins Soares, Manhuaçu, Guaxupé, Varginha, São João do Manhuaçu, Caputira, Vermelho Novo, Poços de Caldas, Jacutinga, São Gonçalo do Sapucaí, Conceição dos Ouros, Pedralva, Elói Mendes e Oliveira.
Em Marins Soares, Manhuaçu, Varginha, São João do Manhuaçu e Elói Mendes, a ANP atuou em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MG), a Secretaria Estadual de Fazenda (SEF) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Em Guaxupé e Poços de Caldas, as ações foram em parceria com a SEF e a PMMG.
Foram lavrados 13 autos de infração e quatro de interdição, e coletadas 26 amostras de combustíveis para análise em laboratório.
