Após licença do Ibama, Lula diz não ser possível abrir mão do combustível fóssil do dia para noite

Fonte: Valor Econômico

Dias após o Ibama ter concedido licença à Petrobras para perfurar um poço na Bacia da Foz do Amazonas (AP), na Margem Equatorial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ser impossível “abrir mão” do combustível fóssil “do dia para noite” e defendeu um processo para acabar com a utilização dele. Lula apoiou a pesquisa na Margem Equatorial, mas ponderou que ela deve ser feita com “o cuidado” que o meio ambiente exige.

“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Eu tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para noite. É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil”, afirmou Lula. “Para isso, a gente tem que pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente exige, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar que nós vamos ser o país mais perfeitos do ponto de vista da transição energética no mundo”, completou.

As declarações do presidente aconteceram nesta quinta-feira (30), em agenda sobre transição energética em transporte rodoviário. Lula estava acompanhado do diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedez, Luiz Carlos Gomes de Moraes; do presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella; do presidente da Mercedes-Benz América Latina e presidente Mercedes-Benz do Brasil, Denis Güven; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges; além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Seguindo a fala do chefe do Executivo, Silveira disse que, enquanto o mundo demandar petróleo, o Brasil não pode abrir mão deste mineral. Em sua avaliação, o “equilíbrio” entre políticas públicas do petróleo e dos biocombustíveis é que faz com que o Brasil chegue à COP30 “de forma altiva”.

“O biocombustível é para o Brasil, o que o petróleo é para a Arábia Saudita e para o Oriente Médio. É importante que a gente lembre isso”, disse o titular de Minas e Energia.

Especialistas e integrantes do governo têm receio de que a liberação para perfurar na bacia da Foz do Amazonas possa prejudicar a imagem do Brasil no exterior, especialmente a menos de um mês do início da conferência do clima. No entanto, mesmo assim, Silveira acredita que o Brasil chegará à cúpula mostrando ser “o grande protagonista da descarbonização”.

No tema da transição energética, Lula disse que o processo não é “tão difícil”, basta apenas ter vontade política e coragem. “O Brasil será campeão de transição energética. Vamos continuar usando petróleo enquanto for necessário”, afirmou. Segundo ele, a PetrobrasPETR4aN/aN/NaNR$ NaNnull%Ver mais », por ser tão importante para o país, é mais que uma empresa de petróleo e com o tempo vai se transformar em uma empresa de energia.

Notícias Relacionadas

31 October
As perdas tributárias decorrentes de irregularidades no setor de combustíveis superam R$ 14 bilhões anuais.
31 October
Cortes de juros nos EUA e expectativa por reunião da Opep+ mantêm cautela no mercado
31 October
O Brasil pode prolongar o uso dos biocombustíveis para reduzir emissões de gases de efeito estufa dos veículos
31 October
Parceria prevê a atuação conjunta entre os órgãos para a repressão de condutas irregulares no setor