Como realizar o treinamento de frentista de posto de combustível?

O treinamento de frentista é uma estratégia essencial para o sucesso de um negócio no ramo de postos de combustíveis. Afinal, esses colaboradores terão contato direto com o público e, dependendo da abordagem poderão reter ou perder clientes.

Embora o cliente deva ser prioridade, o frentista executa diversas outras atividades importantes além do atendimento. Assim, a falta de conhecimento pode comprometer as possibilidades de crescimento do funcionário no posto e causar impactos negativos na empresa.

Para garantir um serviço de excelência e a lucratividade do negócio é preciso treinar continuamente os frentistas. Mas como fazer isso de forma eficiente?

Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue a leitura deste artigo e veja dicas práticas para aplicar hoje mesmo no seu posto.

Atendimento ao cliente

O cliente é a razão do negócio existir. Em algumas áreas, como no setor de combustíveis, o atendimento ao cliente pode ser um diferencial ainda maior, pois trata-se de uma commodity. Existem milhares de postos e o preço praticado é muito parecido. Sendo assim, um treinamento adequado pode trazer benefícios como:

  • melhorar a experiência do consumidor;

  • ajudar na fidelização do cliente;

  • diminui quantidade de reclamações.

Embora o posto conte com algumas especificidades, a maior parte das táticas de atendimento ao cliente são genéricas e podem ser úteis para qualquer negócio. Dessa forma você pode iniciar com palestras ou vídeos curtos com dicas (inclusive pode usar canais digitais para isso).

Depois, pode criar um pequeno evento e trazer um profissional para uma abordagem mais prática e aplicada diretamente à realidade do seu negócio.

Conhecimento financeiro

Na maior parte dos postos de combustíveis são os frentistas que recebem o pagamento e repassam o troco para o cliente. Ter um profissional despreparado em termos financeiros na linha de frente não é bom para o negócio.

Nesse sentido, pode-se realizar um treinamento com o intuito de demonstrar como funcionam as transações com cartão de crédito, averiguar o conhecimento dos frentistas quanto a operações matemáticas básicas, fornecer dicas sobre o fluxo de caixa etc.

Essa preparação pode trazer benefícios como:

  • maior agilidade e dinamismo nos processos de pagamento e troco;

  • melhor interação com clientes para tirar dúvidas sobre valores;

  • minimização de erros;

  • melhor conhecimento sobre promoções e descontos.

Normas de segurança para frentistas e clientes

A segurança em postos de combustíveis é um item imprescindível, pois a quantidade de líquidos inflamáveis é enorme e pode causar danos irreparáveis para todos que circulam no estabelecimento.

Dessa forma, o frentista não apenas deve ter conhecimento para evitar acidentes, como também precisa estar preparado para dar dicas e auxiliar os clientes.

Por se tratar de conhecimento específico, o ideal é convidar técnicos de segurança do trabalho para ministrar palestras sobre a importância e como seguir corretamente as normas de segurança na rotina de trabalho.

E, como a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes, é importante colar cartazes e folhetos com dicas e instruções em locais estratégicos. Entre os benefícios da prática estão:

  • diminuição dos riscos de acidente;

  • sensação de maior segurança por parte dos clientes;

  • preservação da integridade física dos colaboradores.

Criar um planejamento para treinamento de frentista deve fazer parte da cartilha de qualquer posto de combustível. Somente por meio de um adequado conhecimento teórico e prático é que o colaborador estará apto para exercer a função com excelência e com o mínimo de riscos. Assim, analise as dicas aqui apresentadas com atenção e tenha uma equipe sempre preparada.

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