Como um sindicato pode ajudar no desempenho do posto de combustíveis?

Em qualquer área de atuação, é importante ter uma rede de apoio para o seu negócio. Para isso servem os sindicatos, conjuntos de trabalhadores e empresários de uma determinada área que buscam melhorar a atuação em seu setor. Se você tiver o apoio de um, pode melhorar consideravelmente o desempenho do posto de combustíveis.

Os sindicatos, de forma geral, servem a um propósito bem simples: garantir que os profissionais de uma categoria tenham seus direitos garantidos e consigam apoio mútuo diante de dificuldades. Dessa forma, é possível distribuir mais conhecimento entre os postos, além de melhorar o serviço entregue ao cliente final.

A relação entre um sindicato e as vendas do posto de combustível pode não ser das mais claras, mas logo você vai entender como essa organização contribui com seu negócio. Acompanhe e aprenda mais agora mesmo!

O que é um sindicato de revendedores de combustíveis?

Antes de começar, vale a pena esclarecer do que se trata esse grupo. Um sindicato, de forma geral, é uma organização formada pelos integrantes de um determinado setor de atuação. Nesse caso, os donos de postos de combustíveis. Dentro desse grupo, são propostas pautas e estabelecidas regras para que seus integrantes possam conduzir melhor seus respectivos negócios. Isso inclui, em alguns momentos, prestar assistência aos seus integrantes.

O tipo de assistência varia de acordo com o tipo de sindicato, seu propósito e as condições de sua filiação. Contudo, de forma geral, todos têm como objetivo auxiliar seus filiados, além de evitar que certas leis e normas reguladoras sejam violadas pelos profissionais da área.

Como o sindicato pode ajudar a melhorar as vendas do posto de combustíveis?

Agora, você já entende o que é o sindicato, mas como ele pode ajudar a melhorar as vendas do seu posto? Veja aqui alguns benefícios que ele proporciona.

Mais conhecimento sobre o mercado

Uma das funções dos sindicatos é justamente manter seus integrantes informados em relação a mudanças que possam incindir sobre o setor. Por exemplo, se o governo aprovar uma nova lei que afete o processo de venda e distribuição de combustível dentro dos postos, por exemplo, o grupo vai informar a todos os integrantes qual é a natureza dessa mudança. Em muitos momentos, isso faz uma grande diferença no seu funcionamento.

Mais capacitação para os profissionais

Outra coisa que os sindicatos fazem pelas empresas é oferecer orientação e capacitação para os profissionais. Isso inclui desde a indicação de cursos até materiais didáticos para melhorar a qualidade do trabalho no seu dia a dia. Naturalmente, isso tende a elevar o índice de motivação dos funcionários e a satisfação dos seus clientes, o que contribui com o desempenho ao longo do tempo. Um ótimo investimento para qualquer empresa.

Mais parcerias estratégicas

O espaço do sindicato também é ótimo para criar conexões e parcerias com outros empresários, tanto vendedores de combustível quanto de outras áreas. Isso abrirá várias oportunidades para melhorar seu desempenho, otimizar seus custos, trocar indicações e, claro, aumentar as vendas do posto de combustível ao longo do tempo.

Mais presença e divulgação da sua marca

Por fim, mas não menos importante, o sindicato também pode melhorar suas estratégias de divulgação. Com a orientação certa, você poderá melhorar o posicionamento da sua marca e atrair mais clientes ao longo do tempo. Algo indispensável para promover seu negócio e continuar elevando sua rentabilidade.

Quais direitos o sindicato ajuda a garantir?

A lei prevê uma série de direitos para todos os profissionais das mais diversas áreas. Além, é claro, de estipular obrigações que devem ser cumpridas para garantir que não haja danos ao consumidor ou a terceiros.

Entre os principais direitos que o sindicado ajuda a garantir, podemos destacar os abaixo.

Piso salarial dos profissionais da categoria

Como você já deve saber, existe um valor mínimo que deve ser pago a todos os profissionais no posto de combustível, especialmente os frentistas. Dessa forma, mesmo com comissões reduzidas, esses trabalhadores podem ter uma renda razoável. É importante ter isso em mente durante sua administração, já que esse é um direito a ser respeitado por todos os administradores. O valor específico depende de qual sindicato congrega na sua região e qual foi sua decisão.

Adicional noturno

O trabalho no turno da noite, especialmente aquele que inclui parte da madrugada, tende a ser bem pesado para os profissionais. Em um posto de gasolina que costuma funcionar 24 horas, esse costuma ser um caso bem comum para a equipe.

Naturalmente, esse tipo de trabalho implica em um adicional noturno que, por lei, deve ser de 25% do salário padrão. Dessa forma, aqueles que atuam nesse horário são melhor compensados. A longo prazo, isso ajuda a manter o desempenho do posto de combustível, pois incentiva mais profissionais a cobrirem o turno da noite.

Insalubridade e periculosidade

Primeiramente, vamos ver algumas definições. Um trabalho insalubre é aquele que coloca a saúde do trabalhador em risco devido à exposição a fatores biológicos e/ou químicos. É algo que acontece na operação de bombas e manipulação de combustível. O adicional pode ser de 10% a 40%, de acordo com o nível de exposição. Já a periculosidade diz respeito ao risco de ferimentos e de segurança, como explosão ou assalto à mão armada. Este apresenta valor adicional de 30% sobre o salário padrão.

Como a Minaspetro ajuda seus filiados?

Considerando os pontos acima, você já deve entender a importância de contar com um sindicato para manter e melhorar o desempenho do posto de combustível. Nessa perspectiva, a Minaspetro também pode prover bastante auxílio. Um de nossos principais serviços é o de consultoria jurídica. Com nossa equipe especializada e monitoramento das leis, estamos prontos para prestar todo tipo de auxílio para deixar seu posto dentro da legalidade e evitar problemas fiscais.

Para manter informado, também temos materiais de apoio e palestras sobre os mais diversos assuntos, desde gestão até novas leis que são sancionadas. Assim, agora que você entende melhor como o sindicato pode ajudar com o desempenho do posto de combustível, é hora de buscar esse auxílio para melhorar sua performance.

Entre em contato com a Minaspetro e veja como se associar. Certamente temos algo para contribuir com seu trabalho!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!