O que é contribuição sindical e qual a sua importância?

Em qualquer carreira, empregados e empregadores podem ter alguns atritos, o que prejudica tanto a empresa quanto seus profissionais. Por isso foram criados os sindicatos, organizações de empregados de uma mesma área que se juntam para ter uma melhor representação, originando a contribuição sindical.

Porém, essas organizações também trouxeram outros pontos polêmicos. Muitos profissionais não sabem bem sua real importância. Porém, com elas, os empregados têm bases sólidas para realizar qualquer tipo de negociação ou reivindicação de direitos com os empregadores, pois conta com o apoio de outros trabalhadores e especialistas.

Para esclarecer melhor o tema, vamos explicar como funciona a contribuição e listar as principais vantagens que você obtém ao realizá-la. Acompanhe.

Afinal, o que é contribuição sindical?

De forma simples, podemos dizer que a contribuição sindical é um pagamento feito pelos membros do sindicato para financiar suas atividades, que incluem desde impressão e autenticação de documentos até o pagamento de advogados. Considerando a complexidade das leis trabalhistas, esse tipo de apoio é crucial em muitos contextos.

A contribuição era paga anualmente, com desconto em folha obrigatório. Porém, depois da reforma trabalhista de 2017, esse pagamento passou a ser facultativo, ou seja, o profissional decide se quer ou não contribuir com o sindicato.

Quais as vantagens de contribuir?

Assessoria comercial

Um sindicato tem o objetivo de auxiliar profissionais de uma área, o que inclui melhorar as atividades do negócio e proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores envolvidos. Para isso, é realizado um trabalho de assessoria comercial, no qual você recebe orientação em relação a como conduzir suas atividades de forma correta e eficaz.

Assessoria jurídica

Uma das questões mais recorrentes em qualquer disputa de relações trabalhistas é a capacidade de uma das partes em se defender juridicamente. Em alguns casos, é difícil apontar qual dos dois está atuando dentro da lei, sendo necessário se consultar com um advogado para tirar essas dúvidas e conduzir as ações cabíveis.

Com os recursos providos pela contribuição sindical, os empregados podem buscar auxílio de assessoria jurídica sem tantas dificuldades.

Participação em congressos

Além de servir como auxiliar, o sindicato também pode oferecer ajuda mais proativa, provendo os profissionais com mais conhecimento. Isso inclui desde jornais internos até a presença em congressos do setor.

Essa é uma ótima oportunidade para que todos se aprimorem e progridam mais rapidamente em suas carreiras, além de ser uma forma de reforçar positivamente a cultura organizacional.

Treinamentos e capacitações

Ainda dentro da esfera da contribuição em conhecimento, não são só os congressos que são valorizados pelos sindicatos. Um grupo pode, por exemplo, organizar diferentes treinamentos que tragam algum benefício aos seus integrantes.

Esses eventos podem cobrir tópicos diversos, como a reação atuação adequada em caso de problemas jurídicos, por exemplo. Com um pouco mais de capacitação, também é mais fácil para o sindicato administrar todos os seus integrantes.

Agora você já entende o que é contribuição sindical e quais benefícios ela pode trazer para você. Lembre-se de contar com um bom grupo de sindicato antes de fazer sua escolha, pois o apoio deles será vital em diversas negociações.

Se você atua na área de revenda de combustível no estado de Minas Gerais, a Minaspetro é uma ótima opção! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar e como você pode se filiar!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “O que é contribuição sindical e qual a sua importância?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!