Entenda para que serve um sindicato patronal e por que ele é importante

O ditado que “a união faz a força”, vale para muitos aspectos da vida, inclusive para defender interesses de um segmento do mercado, como o negócio de postos de combustíveis, por exemplo. Essa união pode ser feita de várias formas, mas a principal delas é por meio da criação e participação de um sindicato patronal. Mas, afinal, você sabe para que serve um sindicato patronal?

Para esclarecer sobre do que se trata, como atua e a importância do sindicato patronal, fizemos este artigo especialmente para você. Continue lendo o texto e saiba tudo sobre o assunto!

Você sabe o que é e para que serve um sindicato patronal?

Quando se ouve falar em sindicatos, a maioria das pessoas pensam que são entidades que existem exclusivamente para defender os interesses dos funcionários de determinado segmento. Entretanto, os sindicatos também são criados para os proprietários dos negócios, chamados de sindicatos patronais.

Dessa forma, ele representa os empregadores e seu principal objetivo é proteger seus interesses sociais, políticos e econômicos.  Por exemplo, os sindicatos patronais dos postos de combustíveis devem defender medidas para aumentar a segurança nesses estabelecimentos e legislações justas para o segmento, além de oferecer uma gama de benefícios para os postos associados.

O que é feito com a contribuição e como os valores são distribuídos?

A contribuição sindical patronal é prevista na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sob forma de contribuição social. Por meio dessa contribuição, o pagamento é feito pelos empregadores em benefício dos sindicatos que os representam.

Antes a contribuição era obrigatória, mas, atualmente, após a reforma trabalhista, passou a ser opcional, sendo que aquelas que desejam participar precisam informar o interesse no sindicato. O pagamento é feito anualmente e deve ser efetuado até o último dia do mês de janeiro.

Por que é importante ter uma organização que defenda os interesses do segmento?

Você deve estar se perguntando: “Se a contribuição não é obrigatória, por que eu deveria contribuir?”

Porque é de fundamental importância que o seu segmento seja representado e defendido de acordo com os interesses do seu negócio. Lembre-se que “do outro lado” sempre terá alguém defendendo suas próprias causas, e se a sua classe não se organizar, perderá batalhas, prejudicando todo o segmento.

Como estimular a participação no sindicato?

O estímulo para levar a participação no sindicato deve ser feito de forma honesta, apresentando as ações em prol das classes dos empregadores, e como ele pode continuar atuando na defesa dos interesses da entidade.

Sendo assim, procure por uma instituição que represente o seu tipo de negócio na região de atuação, e conheça suas ações. Além disso, tente contribuir sempre que possível, fortalecendo, assim, todo o segmento!

Agora que você já sabe para que serve um sindicato patronal, entre em contato com a gente! Somos o sindicato dos revendedores de combustível e representamos todos os postos do Estado de Minas Gerais!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!