Cultura organizacional: saiba como criar em seu posto de combustível

Um dos principais desafios encontrados por empreendedores é a construção de um negócio independente. Mas o que isso significa? Ter uma empresa que não dependa unicamente da sua presença para solucionar desafios diários ou demandas. Para tanto, é preciso ter uma cultura organizacional muito bem estruturada, de forma que cada colaborador internalize as motivações e os propósitos da companhia.

Uma boa cultura organizacional para o seu posto de combustível deve somar a missão, os valores e a visão do negócio, guiando os funcionários para que consigam lidar com situações comuns do dia a dia, sem prejudicar o andamento do negócio.

Podemos afirmar que uma cultura organizacional forte vai desenvolver diretrizes para que você tenha sucesso. Quer saber o que é e quais as vantagens de tê-la em seu posto? Continue acompanhando e confira!

O que é cultura organizacional?

Definir o conceito “cultura organizacional” ainda tem sido um grande desafio. De modo bem simplista, podemos dizer que é um conjunto de crenças e valores compartilhados, os quais servem como pilar para atingir os objetivos estabelecidos pela organização.

A cultura organizacional, muito mais do que apenas uma marca, é como uma impressão digital. Em grande parte dos casos, tal impressão pode até ser semelhante a de outras empresas, mas sempre há um diferencial que a torna exclusiva.

Esse diferencial é o que vai distinguir o seu negócio dos seus concorrentes, e esse papel é fundamental para o reconhecimento externo de qualquer empreendimento.

Quais as vantagens de uma cultura organizacional?

Confira as principais vantagens de uma cultura organizacional:

Construção de equipes altamente motivadas

A equipe, que se identifica com os valores da companhia para a qual trabalha, tende a ser muito mais motivada do que outras que estão na empresa apenas por retornos materiais, como salários e benefícios.

Diminuição da rotatividade de pessoal

Alinhar os valores corporativos com as habilidades técnicas dos profissionais contribui para a redução do turnover (rotatividade de pessoal).

Isso ocorre porque uma cultura organizacional forte acaba contribuindo significativamente para o alinhamento adequado dos processos de recrutamento e de seleção, garantindo que os novos funcionários estejam alinhados com os objetivos do negócio.

Aumento da produtividade

Por influenciar positivamente o clima da empresa, a cultura organizacional tem relação direta com o aumento de produtividade. E, nesse aspecto, vale lembrar que reside a relevância do trabalho da área de recursos humanos, principalmente se ela tiver um foco mais estratégico do que operacional.

Qual é o passo a passo para criar uma cultura organizacional?

Confira algumas dicas para criar uma ótima cultura organizacional no seu posto!

Faça um diagnóstico inicial

É preciso dar o primeiro passo e sair da zona de conforto. Então, inicie fazendo uma reunião de toda a liderança do seu posto e faça um bom diagnóstico da situação atual.

Isso resulta em compreender inúmeros aspectos dentro da empresa, tais como: estilo de gestão e planejamentos estratégicos, plano de cargos e salários, modelos de liderança, clima organizacional e, por fim, os valores da companhia.

Estabeleça a missão, visão e valores da empresa

O passo seguinte é definir a missão, os valores e a visão do seu posto. Eles vão ser a base de sustentação para a cultura organizacional da empresa.

A missão é aquilo que o seu posto de combustível faz. A visão é onde ele deseja estar daqui a algum tempo. Quanto aos valores, esses são os ideais e os princípios que norteiam as decisões do negócio.

Comunique os objetivos aos colaboradores

Para que o seu empreendimento seja capaz de atingir os objetivos, é importante que os seus colaboradores estejam alinhados com a visão, missão e valores da empresa.

A cultura e a comunicação precisam estar diretamente conectadas, uma vez que ambas buscam encontrar as ferramentas para falar no mesmo nível de expectativas dos funcionários.

Não se esqueça de que os empreendedores que acreditam em uma cultura organizacional forte e que trabalham para mantê-la, sem dúvidas, vão criar uma satisfação maior entre os seus clientes e colaboradores, culminando na satisfação de todos os envolvidos e aumentando os lucros do negócio.

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