Brasil elevará etanol na gasolina para amortecer possível alta do petróleo

24/06/2025

Folha de São Paulo

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve aprovar, nesta quarta (25), o aumento da mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel como medidas compensatórias de uma esperada alta no preço do petróleo devido ao conflito entre Israel e Irã.

A expectativa do governo é de que, com a medida, o Brasil se torne autossuficiente em gasolina, deixando de realizar importações. Isso ocorrerá devido ao aumento de 27% para 30% no índice de etanol na gasolina.

No diesel, o índice da mistura de biodiesel passará de 14% para 15%, ajudando a amortecer possível alta no preço do petróleo.

Após os ataques dos EUA a bases nucleares do Irã, houve rumores de que o Estreito de Ormuz, administrado pelo governo iraniano, seria fechado –algo que compromete o escoamento do óleo usado para a fabricação de combustíveis e derivados. Com menos oferta, o preço tende a subir. A medida, no entanto, ainda não foi confirmada.

Quer receber notícias como esta direto no seu WhatsApp, em primeira mão?
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro do que realmente impacta o seu posto.
👉 Clique aqui e entre na lista do WhatsApp do Minaspetro

Notícias Relacionadas

|
24 dezembro
A decisão pelo fim da greve foi aprovada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e ainda será submetida às assembleias dos trabalhadores
|
24 dezembro
Fim da safra da cana e aumento da demanda no fim do ano pressionam preços; gasolina e diesel têm altas mais moderadas