Mais uma montadora chinesa faz sua estreia no mercado brasileiro. A partir do sábado (24) começam a ser vendidos no país carros da GAC, uma empresa estatal controlada pelo governo da província de Guangdong, no sul da China. A GAC inicia a operação com cinco modelos: quatro elétricos e um híbrido. Em reunião durante a última viagem de Luiz Inácio Lula da Silva à China a empresa anunciou ao presidente o plano de investir R$ 1,3 bilhão para produzir veículos no Brasil.
Com uma linha formada por carros do chamado segmento “premium”, a nova marca fez parcerias com 27 grandes grupos locais para montar uma ampla estrutura de revenda. Os veículos já estão em 83 pontos: 33 concessionárias tradicionais e 50 espaços em shopping centers.
Entre os veículos que estarão à venda no Brasil está o elétrico Aion Y, cujo preço sugerido é de R$ 174.990.
A direção da GAC optou por não entrar em detalhes sobre seus planos de produção no Brasil. Wei Haigang, presidente das operações internacionais da montadora, disse apenas que o tamanho do mercado brasileiro requer um “investimento grande”.
Nas conversas com Lula, na China, teriam, ainda, surgido informações de que a GAC negocia uma parceria com o grupo brasileiro HPE, que produz, em Catalão (GO), veículos da marca japonesa Mitsubishi.
Procurada, a HPE disse, por meio de nota, que “por ser uma referência na produção de automóveis, a empresa é constantemente procurada por outras do setor automotivo para potenciais parcerias”.
Como outras chinesas, a GAC é uma montadora relativamente nova. Foi fundada em 1997 a partir de uma antiga fábrica de ônibus. Começou com a produção de carros da Honda e, em 2004, passou a produzir também veículos Toyota.
Internacionalização
Agora, com linha de produtos própria, e foco nos SUVs, a GAC somou, em 2024, a produção de 2 milhões de veículos, a maior parte na China. A internacionalização da companhia começou há três anos, com fábricas na Tailândia, Indonésia, Malásia e Nigéria. Mas a operação brasileira tende a ser maior.
Em dezembro, antes portanto da sua estreia no mercado brasileiro, a GAC firmou parcerias com a Unicamp e as universidades federais de Santa Catarina e Santa Maria (RS). Essas instituições vão coordenar projetos de ensino e pesquisa em veículos, motores e autopeças. Os acordos incluem o desenvolvimento de carros movidos a etanol.
Durante o evento de lançamento dos novos veículos, a GAC também assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ideia é ter um intercâmbio técnico e científico para a criação das primeiras normas e regulamentos brasileiros sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica.