Irã ameaça tomar medida drástica na guerra que pode afetar até o Brasil

20/06/2025

Fonte: VEJA Abril

Irã agora ameaça fortemente fechar o Estreito de Ormuz como retaliação a uma possível entrada dos Estados Unidos na guerra contra Israel. O mercado entrou em pânico com a possibilidade e o petróleo tipo brent voltou a disparar e chegar perto da cotação de 80 dólares por barril — uma das mais altas do ano. A valorização da commodity é de quase 30% em duas semanas. O fechamento do estreito provocaria uma paralisação no transporte da maior parte do petróleo produzido no Oriente Médio e afetaria o mundo inteiro, inclusive o Brasil e a Petrobras. Há o risco de desabastecimento parcial e de preços de combustíveis como gasolina e diesel ainda mais altos.

“Se o inimigo criminoso liderado pela América quiser entrar oficialmente em uma luta e guerra com nosso país em apoio aos sionistas, é naturalmente o direito legítimo da República Islâmica do Irã de interromper a passagem fácil do comércio de petróleo desses países”, afirmou o parlamentar iraniano Seyyed Ali Yazdi Khah em entrevista à agência de notícias semiestatal Mehr.

Notícias Relacionadas

|
24 dezembro
A decisão pelo fim da greve foi aprovada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e ainda será submetida às assembleias dos trabalhadores
|
24 dezembro
Fim da safra da cana e aumento da demanda no fim do ano pressionam preços; gasolina e diesel têm altas mais moderadas