Petrobras quer se reaproximar de grandes consumidores para vender novos combustíveis, diz Magda

02/01/2025

Fonte: Eixos

BRASÍLIA E RIO – A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acredita que o posicionamento estratégico da companhia no mercado de combustíveis não passa mais pela volta ao segmento de distribuição.

A estatal, no entanto, quer se reaproximar de grandes consumidores, em busca de um mercado para os seus novos produtos de baixo carbono, como o diesel coprocessado com óleo vegetal e o bunker (combustível marítimo) com conteúdo renovável.

“Por enquanto não [está nos planos a volta ao mercado de distribuição]. O que estamos pensando é outra coisa: temos a possibilidade de venda para grandes consumidores [de derivados especiais]”

“Isso ajuda a descarbonizar a indústria do petróleo e ajuda a descarbonizar a mineração também. Então, pensamos, sim, em abordar e conversar com as grandes empresas brasileiras e ver o que elas precisam, principalmente sob o aspecto do combustível com mais teor renovável, em termos de venda direta”, disse a presidente, em entrevista ao programa Canal Livre, da Band.

Ela cita que a Petrobras tem avançado, nesse sentido, numa parceria com a Vale para a comercialização do diesel coprocessado e fornecimento de bunker com 24% de conteúdo renovável.

Sem grandes investimentos iniciais

A Petrobras tem, hoje, uma capacidade instalada para produção de 63 mil barris/dia de diesel R5 – tem uma parcela de 5% de conteúdo renovável – em cinco refinarias.

A petroleira, contudo, enxerga um potencial de aumentar essa capacidade em onze vezes, a depender da regulação do produto.

Magda Chambriard destacou que a Petrobras consegue aumentar a parcela de conteúdo renovável no diesel coprocessado até 10%, sem necessidade de grandes investimentos.

“Até 10% a gente consegue ir com quase nenhum investimento, apenas adaptando pouca coisa na refinaria. O diesel coprocessado nada mais é do que uma fusão da indústria do petróleo com o agro”, afirmou.

Notícias Relacionadas

|
12 dezembro
O cenário global de transição para os carros elétricos sofreu uma reviravolta significativa em 2025
|
12 dezembro
O fim da escala 6x1 requer muito diálogo para que a medida seja validada no Congresso em 2026
|
12 dezembro
Os preços do petróleo operaram em forte queda nesta quinta-feira (11).
|
11 dezembro
Texto aprovado limita o trabalho diário a 8 horas.