A Shell e a Raízen apresentaram em São Paulo, no dia 11 de dezembro de 2025, uma nova geração de óleo diesel, com cobertura presencial do Diário do Transporte. Segundo as fabricantes, o novo combustível foi desenvolvido para responder aos desafios criados pelo aumento do percentual de misturas de biodiesel no diesel (hoje em 15% – B15), que tem provocado formação de borras e resíduos em motores de ônibus e caminhões. Diário do Transporte
Chamado comercialmente de Shell V-Power Diesel, o combustível conta com 2,7 vezes mais aditivos do que a versão anterior. Esses aditivos têm funções que incluem separação de água, estabilização da oxidação e proteção de componentes, o que pode contribuir para reduzir a formação de borras e melhorar o desempenho em operações severas. Diário do Transporte
O desenvolvimento do produto foi feito em parceria com fabricantes de ônibus e caminhões, como a Mercedes-Benz, que está recomendando o uso do novo diesel em seus manuais técnicos. Diário do Transporte
Segundo o especialista em combustíveis Marco Lassen, as funcionalidades dos aditivos foram pensadas justamente para enfrentar os efeitos do maior teor de biodiesel, e podem reduzir custos de manutenção associados aos depósitos de borras. Além disso, a nova formulação tende a proporcionar uma queima mais eficiente, aumentar a taxa de cetano e influenciar positivamente na eficiência operacional dos veículos. Diário do Transporte
O novo diesel substitui gradativamente a linha Evolux nos postos e distribuidoras, até que ela deixe completamente de ser comercializada. Diário do Transporte
Apesar dos investimentos envolvidos no desenvolvimento do produto, a Shell informou que não haverá repasse de custo ao consumidor final. Diário do Transporte
A expectativa de economia média de consumo é superior a 3,5% em comparação com o Evolux, embora possa variar de acordo com o tipo de operação de cada frota. Diário do Transporte
As principais promessas do novo Shell V-Power Diesel incluem:
- Limpeza de resíduos nos bicos injetores
- Estabilização da oxidação relacionada ao biodiesel
- Proteção do sistema EGR
- Aumento da taxa de cetano
- Potência de tração de carga
- Controle de crescimento de microrganismos
- Separação de água
- Proteção contra corrosão
- Ação antiespuma durante o abastecimento
